Conheça as várias tradições de Passagem de Ano espalhadas pelo mundo

Conheça as várias tradições de Passagem de Ano espalhadas pelo mundo
| Mundo
Porto Canal

Um pouco por todo o mundo, são várias as tradições de Passagem de Ano feitas para dar sorte nos 365 dias seguintes. Desde a Escócia até à América do Sul, passando por Portugal, são muitas as pessoas supersticiosas que não conseguem deixar de cumprir tradições quando tocam as 12 badaladas.

Escócia

A cidade escocesa dá as boas-vindas ao Ano Novo com o Desfile das Bolas de Fogo. Quando se fazem soar os sinos da meia-noite, homens e mulheres exibem os seus truques pela High Street com bolas de fogo acesas.

Espanha

Mesmo aqui ao lado, segundo a tradição espanhola, comer 12 uvas ao som das 12 badaladas atrai um ano de sorte e prosperidade. Caso contrário, o novo ano poderá trazer infortúnios, segundo os mais supersticiosos.

Portugal

Os mais supersticiosos acreditam que se deve entrar no Novo Ano com dinheiro na mão, no bolso ou no sapato para atrair abundância durante o ano seguinte.

América do Sul

Usar roupa interior nova e de diferentes cores é símbolo de boa sorte na entrada do Ano Novo, na América do Sul. Cada cor está associada a diferentes sonhos e desejos para o Ano Novo. Há quem vá mais longe e estenda esta tradição até ao pijama ou aos lençóis onde irão dormir nessa noite.

Dinamarca

Na Dinamarca, partir loiça contra a casa de um vizinho é uma tradição de Ano Novo vista como um bom sinal e associada à amizade. Ou seja, quanto mais loiça tiver à porta, melhor será o seu ano.

Brasil

Saltar sete ondas é uma tradição muito comum no Brasil durante as celebrações do Ano Novo. Acredita-se que este ato traz sorte e ajuda a purificar as energias para o novo ano que se inicia, e quem o faz deverá também pedir um desejo por cada salto.

Colômbia

Considerado um dos rituais mais bizarros da América Latina, a queima de bonecos e de espantalhos na Colômbia simboliza a queima do “ano velho”. É precisamente à meia-noite que milhares de bonecos são queimados para afastar qualquer negatividade e começar o novo ano da melhor forma.

Japão

Uma das tradições do templo de Chion-in é que o grande sino seja tocado 108 vezes na Véspera de Ano Novo. Este ritual budista representa a ponte entre o passado e o futuro, com profundo simbolismo e significado espiritual para a comunidade.

Por último, mas não menos importante, é preciso referir o célebre champanhe, que já faz parte das celebrações de Ano Novo há séculos. Os brindes são uma das mais populares tradições. Brinda-se ao ano que terminou e fazem-se as resoluções de “ano novo, vida nova”.

Veja as imagens aqui:

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)


+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.