Cerca de 190 centros de saúde abertos no último domingo do ano

Cerca de 190 centros de saúde abertos no último domingo do ano
Lusa
| País
Porto Canal/Agências

Cerca de 190 centros de saúde vão estar hoje a funcionar em horário complementar para diminuir a pressão sobre os serviços de urgência, à semelhança do que aconteceu no fim de semana do Natal.

Segundo o calendário divulgado pelo Ministério da Saúde, hoje estarão abertos 193 centros de saúde, enquanto na segunda-feira, dia 1 de janeiro, e na terça-feira, dia 2, estarão operacionais 187 unidades.

A medida, explica o Ministério no documento, insere-se no Plano Estratégico para a Resposta Sazonal em Saúde – Inverno 2023-2024, operacionalizado pelos Agrupamentos de Centros de Saúde e Administrações Regionais de Saúde, em articulação com a Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

O ministro da Saúde, Manuel Pizarro, anunciou na sexta-feira o reforço dos centros de saúde com horário alargado no fim de semana e no dia de Ano Novo, para diminuir a pressão sobre os serviços de urgência.

Na altura, o ministro reiterou que antes de se dirigirem a uma urgência hospitalar, as pessoas devem contactar o 112, se entenderem que é um caso de emergência, ou a Linha SNS 24.

+ notícias: País

Primeiro, a Aurora. Depois, o meteoro. Portugueses já preparam fenómeno do próximo fim-de-semana

Os últimos fins-de-semana ficaram marcados por fenómenos inéditos em Portugal que tiveram sempre como protagonista o céu. Depois de uma aurora boreal que pintou de rosa a noite de 10 para 11 de maio, neste fim-de-semana foi a vez de um forte clarão rasgar os céus portugueses. Estes dois eventos, muito raros em território nacional, estão a ser abundantemente comentados e uma das perguntas mais feitas é: o que aguarda o próximo sábado e domingo?

Meteoro avistado em Portugal não atingiu a superfície terrestre

Um bólide, ou meteoro de grandes dimensões, foi visto nos céus portugueses e espanhóis no final da noite deste sábado, por volta das 23h50. O fenómeno provocou um rasto de luz verde, segundo vários relatos partilhados nas redes sociais.

Balcão de Denúncia online para migrantes e refugiados lançado esta terça-feira

O coletivo Humans Before Borders, estudantes da Escola Superior de Educação do Porto e um grupo de migrantes e refugiados vão lançar, na terça-feira, um balcão de denúncia online para registar queixas e recolher testemunhos.