Quase dois mil médicos aderem à dedicação plena. Porto regista a maior adesão

Quase dois mil médicos aderem à dedicação plena. Porto regista a maior adesão
| País
Porto Canal

Cerca de 1800 médicos já aderiram ao regime de dedicação plena do SNS, superando a previsão inicial para o primeiro mês. Nas ULS do São João, Santo António e IPO Porto já aderiram voluntariamente mais de 500 médicos.

Os dados são do Ministério da Saúde, que afirma que o balanço inicial é positivo. O novo modelo que entrou em vigor a 1 de janeiro, implica a passagem de 35 horas semanais de trabalho a 40 e estabelece a concretização de um máximo de 250 horas extraordinárias por ano. Em compensação, a adesão ao regime de dedicação plena proporciona um suplemento de 25% sobre a remuneração base mensal.

1853 é o número total de médicos dedicados ao novo regime laboral, sendo que a ULS de São João já regista uma aderência de 246 e a de Santo António de 181. No topo das especialidades está a medicina interna.
Segundo o JN os números de tutela não incluem, ainda, as adesões da ULS de Braga.

Neste novo modelo não estão incluídas as especialidades de saúde pública e de medicina geral e familiar, uma vez que a sua adesão é automática. Os médicos especialistas que não pretendam trabalhar neste regime terão de apresentar a renúncia até 25 de março.

De acordo com o Governo, o regime tem como objetivo melhorar o acesso dos utentes ao sistema público de saúde e aumentar a motivação dos profissionais de saúde no SNS.

+ notícias: País

Até já, calor! Temperaturas arrefecem e chuva está de regresso

A presente semana tem brindado os portuenses com um calor digno de verão, com a temperatura máxima a atingir, esta quinta-feira, os 28º Celsius. Mas, este é “sol de pouca dura”, com o tempo a mudar drasticamente já a partir deste sábado.

Municípios vão poder usar imóveis que não tenham utilização pelo Estado central

Os municípios vão passar a poder utilizar imóveis a que o Estado central não seja capaz de dar uso, comunicou esta sexta-feira o ministro das Infraestruturas e Habitação, prometendo detalhes sobre esta medida “nos próximos dez dias”.

Portuguesa de cinco anos morre em aparatosa colisão em França

Uma criança de cinco anos de idade morreu, esta terça-feira, na sequência de uma colisão rodoviária entre dois veículos na comuna de Habbas, em França, informa o France Blue.Segundo a mesma fonte, a tia da vítima mortal e condutora da viatura ficou em estado grave, tendo sido transportada para o Hospital de Dax.