PSD quer que Ministério da Defesa dê à Câmara de Gaia terreno na Serra do Pilar

PSD quer que Ministério da Defesa dê à Câmara de Gaia terreno na Serra do Pilar
| Porto
Porto Canal/Agências

O deputado do PSD Firmino Pereira defendeu esta quarta-feira que o Ministério da Defesa passe para a posse do Município de Vila Nova de Gaia um terreno na Serra do Pilar para construção de habitação a preços acessíveis.

Num comunicado do deputado a que a Lusa teve esta quarta-feira acesso, Firmino Pereira referiu que o terreno, entre a Alameda da Serra do Pilar e a Avenida D. João II, em Gaia, no distrito do Porto, está praticamente abandonado, não podendo o país “dar-se ao luxo” de ter um ativo imobiliário sem utilidade e que pode ser útil para a comunidade.

Para o social-democrata, não é justificável que o terreno em causa, no centro da cidade, continue afeto à unidade militar da Serra do Pilar quando pode ser utilizado para fins habitacionais, numa altura em que o país tem falta de habitação.

“Como o terreno tem capacidade construtiva, a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia poderia utilizá-lo para construir habitação no âmbito do programa renda acessível – 1.º Direito”, entendeu o deputado.

A transferência daquele terreno para a autarquia não coloca em causa o centro de recrutamento de Vila Nova de Gaia, que ali funciona na Serra do Pilar, vincou Firmino Pereira.

Por tudo isso, o social-democrata questionou o Ministério da Defesa sobre se pondera passar gratuitamente para o domínio da câmara aquele terreno na Serra do Pilar.

+ notícias: Porto

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.

Nova Linha do Metro do Porto avança. Veja aqui as primeiras imagens 

As obras da nova Linha do Metro do Porto, Linha Rosa (G), que assegurará a ligação entre São Bento e a Rotunda da Boavista já avançaram. Esta extensão terá 3 km e 4 estações subterrâneas (duas adjacentes às já existentes São Bento e Casa da Música).