Comprador da Farfetch impede bancarrota online, mas não trava despedimento coletivo

| Norte
Porto Canal

O grupo sul-coreano Coupang já anunciou a intenção de comprar o negócio e todos os ativos da Farfetch Holdings. O negócio envolve um empréstimo urgente de 500 milhões de dólares com uma taxa de juro de 12,5%.

Este é o montante necessário que impede a bancarrota da plataforma online, mas não trava o despedimento previsto de cerca de 25% dos trabalhadores, nem a retirada de cotação da bolsa de Nova Iorque.

Neste seguimento, a administração da Farfetch será constituída apenas por José Neves, sendo que “a demissão dos diretores independentes não resulta de qualquer desacordo com a Farfetch Limited ou com as suas operações, políticas ou prática”, refere a empresa em comunicado.

Já no passado dia 29 de novembro, a empresa adiou a apresentação dos resultados do terceiro trimestre e remeteu para o devido tempo uma atualização do mercado.

Atualmente, a Farfetch apresenta um valor de mercado próximo dos 250 milhões de dólares, bem menos do que os 26 biliões que apresentava em fevereiro de 2021.

A plataforma de venda de marcas de luxo fundada em 2008 por José Neves - com sede fiscal em Londres e que foi o primeiro 'unicórnio' português (‘startup’ avaliada em mais de mil milhões de euros) tem vindo a apresentar prejuízos e recentemente a sofrer grandes perdas em bolsa, após dois anos de lucro em 2021 e 2022, a beneficiar do ‘boom’ do comércio ‘online’.

+ notícias: Norte

Hospital de Penafiel criou 28 camas no antigo arquivo para responder à gripe

O Hospital de Penafiel, atualmente com uma ocupação de 210%, transformou o antigo arquivo clínico numa área de internamento para 28 doentes, medida considerada de contingência para responder ao surto de gripe.

Movimento de Viana do Castelo reitera fim de portagens em toda a A28

O porta-voz de um movimento cívico de Viana do Castelo garantiu que irá continuar a reiterar o fim das portagens na autoestrada A28, congratulando-se com a eliminação de pagamento nos pórticos de Neiva e de Esposende (Braga).

Arranque do Braga25 junta Mariza, Iolanda e Dino d'Santiago com "prata da casa"

Braga assume oficialmente o título de Capital Portuguesa da Cultura 2025 no dia 25 de janeiro, com um espetáculo multidisciplinar que junta instituições e coletivos do concelho e os artistas nacionais Mariza, Iolanda e Dino d’Santiago, foi anunciado esta segunda-feira.