Pizarro critica “atitude mesquinha” de municípios que chumbaram apoio para obras no Coliseu

Pizarro critica “atitude mesquinha” de municípios que chumbaram apoio para obras no Coliseu
| Porto
Porto Canal

Manuel Pizarro criticou a posição dos municípios da Área Metropolitana do Porto que chumbaram a candidatura da reabilitação do Coliseu do Porto a fundos europeus, defendendo que “o Coliseu do Porto representa muito para a cidade, para a região e para o país”.

O ministro da Saúde, através de uma publicação nas redes sociais, mostra-se desapontado com o bloqueio protagonizado pelos municípios de Arouca, Espinho, Oliveira de Azeméis, São João da Madeira, Santa Maria da Feira, Valongo e Vale de Cambra, na reunião da Área Metropolitana do Porto (AMP) de sexta-feira (15 de dezembro).

“Como português e como portuense, tenho muita vergonha por ver uma estranha coligação minoritária de municípios PS / PSD e CDS bloquear o apoio financeiro da Área Metropolitana do Porto a obras estruturais, absolutamente indispensáveis para manter o Coliseu. É uma atitude mesquinha”, escreve Pizarro.

O médico e político, que já foi vereador da Câmara Municipal do Porto, deputado à Assembleia da República, lembra a história do Coliseu do Porto recuando a 1958 para lembrar o momento em que “Humberto Delgado fez um dos mais impressionantes comícios contra a ditadura. Foi no Coliseu que tantos, como eu, assistiram a espetáculos inolvidáveis”, defende.

“É uma catedral da cultura e um espaço de liberdade”, escreve o atual ministro da Sáude, que assumiu a pasta da Saúde em setembro de 2022 após a saída de Marta Temido.

Manuel Pizarro, que foi presidente da Federação Distrital do Porto do PS entre 2016 e 2022, lembra ainda 1995 quando surgiram rumores sobre uma eventual venda do Coliseu à IURD (Igreja Universal do Reino de Deus). Altura em que “o Porto, o Grande Porto, que ultrapassa muito as fronteiras do concelho, se ergueu para defender o Coliseu”, escreve. Desta forma, defende que “desde essa altura, o Coliseu é um edifício público e a sua administração integra o Ministério da Cultura, a Área Metropolitana do Porto e a Câmara Municipal do Porto”.

Manuel Pizarro termina defendendo a posição tornada pública do presidente da Câmara Municipal do Porto. “O presidente Rui Moreira está coberto de razão”, pode ler-se.

Moreira garantiu que irá candidatar a reabilitação do Coliseu do Porto a fundos europeus por iniciativa do município, deixando de fora a intervenção da Área Metropolitana do Porto e convidando o Conselho Metropolitano do Porto a abandonar a Associação Amigos do Coliseu, que gere o espaço.

+ notícias: Porto

Nuno Sousa substitui Marco Martins na Transportes Metropolitanos do Porto

O Conselho Metropolitano do Porto aprovou esta sexta-feira, por maioria, a nomeação de Nuno Sousa para presidente do conselho de administração da Transportes Metropolitanos do Porto (TMP), substituindo Marco Martins, que foi destituído.

Metro do Porto remete prazos, datas e explicações sobre Linha Rosa para dia 20

O novo presidente da Metro do Porto, Emídio Gomes, recusou comprometer-se com prazos sobre a conclusão da obra da Linha Rosa e remeteu explicações sobre eventuais derrapagens para a reunião pública de executivo municipal de dia 20.

Tribunal condena 23 arguidos por tráfico de droga no Porto, sete com pena efetiva

O tribunal do Porto condenou esta sexta-feira 23 arguidos, sete dos quais com penas de prisão efetiva, por tráfico de droga no Bairro da Pasteleira, informou a Procuradoria-Geral Regional do Porto (PGRP).