Pizarro critica “atitude mesquinha” de municípios que chumbaram apoio para obras no Coliseu

Pizarro critica “atitude mesquinha” de municípios que chumbaram apoio para obras no Coliseu
| Porto
Porto Canal

Manuel Pizarro criticou a posição dos municípios da Área Metropolitana do Porto que chumbaram a candidatura da reabilitação do Coliseu do Porto a fundos europeus, defendendo que “o Coliseu do Porto representa muito para a cidade, para a região e para o país”.

O ministro da Saúde, através de uma publicação nas redes sociais, mostra-se desapontado com o bloqueio protagonizado pelos municípios de Arouca, Espinho, Oliveira de Azeméis, São João da Madeira, Santa Maria da Feira, Valongo e Vale de Cambra, na reunião da Área Metropolitana do Porto (AMP) de sexta-feira (15 de dezembro).

“Como português e como portuense, tenho muita vergonha por ver uma estranha coligação minoritária de municípios PS / PSD e CDS bloquear o apoio financeiro da Área Metropolitana do Porto a obras estruturais, absolutamente indispensáveis para manter o Coliseu. É uma atitude mesquinha”, escreve Pizarro.

O médico e político, que já foi vereador da Câmara Municipal do Porto, deputado à Assembleia da República, lembra a história do Coliseu do Porto recuando a 1958 para lembrar o momento em que “Humberto Delgado fez um dos mais impressionantes comícios contra a ditadura. Foi no Coliseu que tantos, como eu, assistiram a espetáculos inolvidáveis”, defende.

“É uma catedral da cultura e um espaço de liberdade”, escreve o atual ministro da Sáude, que assumiu a pasta da Saúde em setembro de 2022 após a saída de Marta Temido.

Manuel Pizarro, que foi presidente da Federação Distrital do Porto do PS entre 2016 e 2022, lembra ainda 1995 quando surgiram rumores sobre uma eventual venda do Coliseu à IURD (Igreja Universal do Reino de Deus). Altura em que “o Porto, o Grande Porto, que ultrapassa muito as fronteiras do concelho, se ergueu para defender o Coliseu”, escreve. Desta forma, defende que “desde essa altura, o Coliseu é um edifício público e a sua administração integra o Ministério da Cultura, a Área Metropolitana do Porto e a Câmara Municipal do Porto”.

Manuel Pizarro termina defendendo a posição tornada pública do presidente da Câmara Municipal do Porto. “O presidente Rui Moreira está coberto de razão”, pode ler-se.

Moreira garantiu que irá candidatar a reabilitação do Coliseu do Porto a fundos europeus por iniciativa do município, deixando de fora a intervenção da Área Metropolitana do Porto e convidando o Conselho Metropolitano do Porto a abandonar a Associação Amigos do Coliseu, que gere o espaço.

+ notícias: Porto

Incêndio na casa de Sá Carneiro no Porto obriga a retirar seis pessoas

Dois idosos foram transportados ao hospital depois de, juntamente com mais quatro pessoas, terem sido retiradas de um prédio, na rua da Picaria, no Porto, onde deflagrou um incêndio disse à Lusa fonte municipal.

Multa de 6.000 euros para médicos condenados por morte de recém-nascido no Porto

Dois médicos foram condenados a pagar uma multa de seis mil euros, cada um, pela morte de um recém-nascido cerca de cinco horas após o parto no Centro Materno Infantil do Norte, segundo uma sentença consultada esta segunda-feir pela Lusa.

Suspeito de tráfico de droga no Porto fica em prisão preventiva

Um homem ficou em prisão preventiva após ser detido sexta-feira, no Porto, por alegado tráfico de droga, anunciou esta segunda-feira PSP, que apreendeu cocaína e heroína suficientes para mais 10 mil doses individuais e 200 mil euros em dinheiro.