Ministros do Ambiente da UE prontos para negociar regras sobre embalagens com o Parlamento Europeu

Ministros do Ambiente da UE prontos para negociar regras sobre embalagens com o Parlamento Europeu
| Mundo
Porto Canal / Agências

Os ministros do Ambiente da União Europeia (UE) concordaram esta segunda-feira numa posição negocial para as embalagens, que favorece a reciclagem e a reutilização das mesmas.

Com o acordo desta segunda-feira, o Conselho da UE está pronto para iniciar negociações com o outro colegislador – o Parlamento Europeu – para se chegar a um consenso.

A proposta adotada esta segunda-feira, segundo um comunicado, exige que todas as embalagens sejam recicláveis e que a presença de substâncias que suscitam preocupação seja minimizada.

A legislação – que irá substituir regras de 1994 - visa ainda minimizar a produção de resíduos de embalagens, estabelecendo objetivos vinculativos de reutilização, restringindo certos tipos de embalagens de utilização única e exigindo que os operadores económicos reduzam ao mínimo as embalagens utilizadas.

Quando uma embalagem se torna lixo, prevê-se que seja garantida a sua recolha, seleção e reciclagem.

Segundo dados de Bruxelas, em 2021 cada europeu gerou 190 quilos de resíduos de embalagens.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.