Fiscais da STCP vão poder multar carros mal estacionados

Fiscais da STCP vão poder multar carros mal estacionados
| Porto
Porto Canal

A STCP (Sociedade de Transportes Coletivos do Porto), vai passar a ter poderes para fiscalizar carros mal estacionados em corredores BUS e paragens de autocarro a partir de 2024. O anúncio foi feito pelo comandante da Polícia Municipal do Porto, António Leitão da Silva, esta quinta-feira, no final da cerimónia para assinalar os 85 anos daquela força.

O protocolo “Via Livre” para a fiscalização no âmbito da mobilidade dos transportes públicos, que até agora funciona por equipas constituídas por um elemento da STCP e outro da Polícia Municipal, passará a poder ser feita de forma exclusiva pelos fiscais da operadora de transportes “devidamente formados e acreditados”, refere Leitão da Silva, citado pelo JN.

A medida, avançada pelo Porto Canal em setembro deste ano, obrigou à alteração dos estatutos da operadora. Numa entrevista exclusiva, o presidente da autarquia, Rui Moreira, revelava que o tema iria ser levado a reunião da Câmara. “Uma alteração aos estatutos da STCP que vai permitir retomar um modelo que existia no início do século, chamado Via Livre, em que vai haver um fiscal dentro do autocarro que pode multar qualquer veículo que esteja abusivamente a obstruir os canais dedicados para o transporte público. Isso vai já à próxima reunião de Câmara”, explicava, em setembro, o edil.

O trabalho será feito por 15 fiscais da STCP, “talvez até mais”, frisava o comandante da Polícia Municipal à margem da cerimónia desta quinta-feira.

+ notícias: Porto

Câmara do Porto avança para a justiça. Litígio entre autarquia e comerciante do Bolhão 'aquece'

A Câmara do Porto apresentou queixa contra a presidente da associação Bolha de Água e comerciante de uma loja do Mercado do Bolhão por "comportamento difamatório, ofensivo e desrespeitoso" com a autarquia, funcionários e representantes.

Outubro traz primeiros voos ‘low cost’ entre Porto e Cabo Verde

Em vésperas de atingir o transporte de dez milhões de passageiros de e para Portugal, a EasyJet aposta em novos destinos e anuncia a estreia nas viagens entre Portugal e Cabo Verde.

Aliados abrem ao trânsito a tempo do São João e Linha Rosa fica pronta em julho de 2025

Foi através de abraços e palmas que vários elementos da obra da Linha Rosa da Metro do Porto festejaram a conclusão da escavação do primeiro túnel daquele traçado. Mas os automobilistas também têm motivos para festejar. Segundo o presidente do conselho de administração da Metro do Porto, a Avenida dos Aliados devem abrir a tempo das festividades do São João para o trânsito rodoviário e, no final do ano, desaparecerão todos os estaleiros de obra à superfície. Tiago Braga apontou ainda o arranque da operação daquela linha para junho de 2025.