“Via Livre”. Câmara do Porto quer fiscais nos autocarros a multar quem estaciona indevidamente

| Porto
Henrique Ferreira e Fábio Lopes

Rui Moreira revelou, esta terça-feira, em entrevista exclusiva ao Porto Canal, que a Câmara do Porto irá propor na próxima reunião do Executivo uma alteração aos estatutos da STCP (Sociedade de Transportes Coletivos do Porto), que permita alargar o modelo “Via Livre” à presença de fiscais nos autocarros que circulam pela cidade, para multar carros mal estacionados que estejam a dificultar a circulação dos autocarros e elétricos.

“Vamos levar à próxima reunião de Câmara, uma alteração aos estatutos da STCP que vai permitir retomar um modelo que existia no início do século, chamado Via Livre, em que vai haver um fiscal dentro do autocarro que pode multar qualquer veículo que esteja abusivamente a obstruir os canais dedicados para o transporte público. Isso vai já à próxima reunião de Câmara”, sublinhou o autarca portuense, frisando que esta será uma importante medida de controlo sobre o estacionamento abusivo, problema que se mantém no Porto.

Segundo a Câmara Municipal do Porto, os fiscais, que farão parte das equipas da STCP, já estão em formação.

O protocolo "Operaçao Via Livre", que existe desde 2004, conta com duas viaturas do projeto e outras duas da Polícia Municipal para fazer o controlo do estacionamento abusivo.

A fiscalização que será feita pelas equipas da STCP vai incidir nas faixas bus e junto a abrigos de transporte público, explica fonte da autarquia. 

Números de infrações aumentam

Os números falam por si. De acordo com dados fornecidos pela Câmara do Porto foram efetuadas, em 2022, 15.420 remoções de carros estacionados indevidamente na via pública, com a média mensal a situar-se nas 1285 viaturas e a diária nos 48 veículos. Um aumento face a 2021, onde foram registados 15 373 reboques.

Relativamente ao número de Autos de Notícia por Contraordenação, foram levantados, no ano transato, um total de 32.860, entre os quais 29.560 são relativos a estacionamento indevido. Já em 2023, a Polícia Municipal do Porto passou mais de 20 mil multas. Registaram-se ainda mais de 10 mil reboques e três mil carros bloqueados.

+ notícias: Porto

Governo declara urgentes expropriações para a segunda fase do metrobus do Porto

O Governo declarou a utilidade pública, com caráter de urgência, de várias expropriações na zona ocidental do Porto para a construção da segunda fase do metrobus, entre Pinheiro Manso e Anémona, foi esta segunda-feira publicado em Diário da República (DR).

Quatro túneis do Porto fecham à noite até quinta-feira para trabalhos de manutenção

Quatro túneis da cidade do Porto terão a circulação condicionada em período noturno, entre as 22h00 e as 06h00 até quinta-feira, anunciou esta segunda-feira a câmara municipal em comunicado enviado às redações.

Câmara do Porto lança concurso para requalificar Rua da Galeria de Paris

A Câmara do Porto lançou um concurso público que para a requalificação da Rua da Galeria de Paris, no centro da cidade, que irá passar a integrar a Rede 20 e a priorizar os peões, foi esta segunda-feira revelado.