Porto ganha novo “pulmão” em agosto de 2024

Porto ganha novo “pulmão” em agosto de 2024
| Porto
Porto Canal

As obras do futuro pulmão verde da cidade do Porto já arrancaram e espera-se que estejam concluídas em agosto do próximo ano.

A construção do Parque Urbano da Lapa confere 17 hectares de área verde ao centro da cidade do Porto. Existem dois braços de uma ribeira subterrânea – a Ribeira de Vilar – que passa encanada pela Rua de Cervantes. O novo projeto urbanístico vai puxá-la para a superfície, permitindo ao espaço verde servir de esponja durante o inverno, evitando inundações e servindo de barragem de proteção para as zonas ribeirinhas da cidade. Durante os períodos de chuva mais prolongada, é provável que apareça um espelho de água na Lapa, à semelhança de um lago. Além da plantação de várias espécies de árvores, o parque vai ter um “percurso lúdico” e um “percurso pedonal”.

Esta segunda-feira, dia 11 de dezembro, o autarca da cidade do Porto, Rui Moreira assinalou o lançamento da empreitada com a colocação da primeira pedra do parque que irá ocupar os terrenos junto à linha do metro que foram adquiridos pela Mercan Properties, no âmbito de um acordo estabelecido entre a Câmara Municipal do Porto e o grupo canadiano. Segundo o autarca, este é “o último parque urbano” que é possível construir no centro da cidade.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

 

Uma parceria “virtuosa” entre público e privado

O Parque Urbano da Lapa está a ser construído pelo grupo Mercan, num acordo com a Câmara do Porto que envolve o novo Hotel Renaissance na Lapa, marca do conglomerado de luxo Marriott, inaugurado a 17 de abril deste ano.

Os terrenos da Lapa foram objeto de um estudo urbanístico em 2019, que definiu a área do futuro parque e a obrigação do espaço público. Em troca de desconto em taxas municipais, o grupo hoteleiro ficou responsável por fazer a obra verde e ainda por reabilitar e expandir os arruamentos das vizinhas Rua de Cervantes e Alves Redol.

“Ou pagavam taxas ou fazia obras”, explica o vereador do Urbanismo e Espaços Públicos, Pedro Baganha. “Foi o alinhamento dos interesses públicos aos interesses privados. A Câmara do Porto definiu quanto, aonde e o quê. E o promotor privado concordou e fez o parque. Desta forma conseguimos acelerar o processo, senão estaríamos dois anos à espera de concursos, outros tantos à espera de empreiteiro”.

O Renaissance Porto Lapa Hotel

O mais recente hotel de quatro estrelas da Lapa também está a ser construído por fases. O primeiro edifício, na Rua de Cervantes, já está em funcionamento. Tem 163 quartos, quatro suites, uma piscina no último piso, ginásio e um espaço de conferências para 600 pessoas. A segunda fase de construção, que envolve um segundo edifício ligado por pontes, arranca em paralelo com as obras do parque urbano. No total, o grupo Mercan vai investir na Lapa 90,5 milhões de euros.

“Nós compramos os terrenos todos e depois cedemos três mil metros quadrados para arruamentos e mais 14.500 para o parque público”, descreve Miguel Gomes, o diretor da Mercan responsável por construção e desenvolvimento. “O acordo que fizemos com a Câmara do Porto era interessante para eles e para nós. O projeto urbanístico do parque já estava feito, nós simplesmente é que o estamos a executar”.

O terreno da Lapa por trás da estação de metro era um “segredo” na cidade, detalha Miguel Gomes. “Umas traseiras mesmo”, reforça Pedro Baganha. “Estamos aqui a coser várias ruas e vários terrenos sem ligação. Estamos a fazer a cidade”.

Está a ser construída também uma ligação direta entre o Parque Urbano e a estação de metro da Lapa. Atualmente, a entrada norte compreende apenas uma estrada de terra batida.

+ notícias: Porto

Funeral de Pinto da Costa realiza-se na segunda-feira pelas 11h00 na Igreja das Antas

O funeral de Jorge Nuno Pinto da Costa, antigo presidente do FC Porto que morreu este sábado aos 87 anos, vai realizar-se na segunda-feira, pelas 11h00, disse à Lusa fonte próxima do antigo dirigente.

Câmara do Porto decreta luto municipal para segunda-feira

A Câmara Municipal do Porto decretou, por despacho oficial, segunda-feira como dia de luto municipal pela morte de Jorge Nuno Pinto da Costa. O anúncio foi feito nas redes sociais da autarquia.

Retomadas as buscas pelo homem desaparecido na Foz do Douro no Porto

As buscas pelo homem desaparecido no sábado no mar após ter sido arrastado por uma onda junto ao Farolim de Felgueiras, na Foz do Douro, no Porto, foram retomadas pelas 08h00, revelou à Lusa o comandante Rui Lampreia.