"Cartaz único" espera trazer mais de 20 mil pessoas a Guimarães para a Passagem de Ano

"Cartaz único" espera trazer mais de 20 mil pessoas a Guimarães para a Passagem de Ano
| Norte
Porto Canal / Agências

Guimarães espera mais de 20 mil pessoas no Largo do Toural para a Passagem de Ano, “com um cartaz único”, que tem como principais atrações o espetáculo dos Insert Coin e o DJ Diego Miranda, foi esta segunda-feira anunciado.

“O município de Guimarães está em contagem regressiva para celebrar a Passagem de Ano 2023/2024, com um grande evento no Largo do Toural. Com o apoio da Associação Vimaranense de Hotelaria (AVH), esta celebração promete consagrar uma tradição já enraizada, com um impacto significativo no turismo local, tornando-se uma opção popular para reunir familiares e amigos num ambiente festivo e de alegria, com acesso gratuito”, refere a autarquia, em comunicado.

A autarquia de Guimarães, no distrito de Braga, diz esperar mais de 20 mil pessoas no centro da cidade na noite da Passagem de Ano, “num ambiente festivo e de união entre vimaranenses e visitantes”.

“Com um cartaz musical de excelência, o programa conta com a presença de Insert Coin (João Paulo Sousa e Joel Rodrigues) e Diego Miranda – dois grandes nomes nacionais, entre as 22:45 e as 02:00 – e com o vimaranense André Alves a controlar os destinos musicais da primeira noite de 2024, entre as 02:00 e as 04:00”, refere o município.

Além da celebração, a preocupação ambiental está também, segundo a autarquia, presente nos planos, demonstrando o compromisso do município com os objetivos de desenvolvimento sustentável.

“Quer através das parceiras com associações locais quer com a utilização dos copos CARE, da Vitrus ou a colocação de ecopontos, iniciativas já comuns em eventos de grande dimensão no território. Em caso de condições meteorológicas adversas, está prevista a instalação de uma tenda com 50 metros de comprimento, assegurando o conforto dos participantes”, revela a Câmara de Guimarães.

Durante a apresentação do programa festivo, que decorreu esta segunda-feira na Câmara Municipal de Guimarães, o vereador com o pelouro da Cultura destacou “a singularidade do programa, que procura atrair um público diversificado ao Largo do Toural”.

Citado no comunicado, e referindo-se à parceria com a AVH, Paulo Lopes Silva defende “o seu elevado valor, que tem proporcionado o desenvolvimento de um modelo de colaboração” que acredita ser “o correto”.

O presidente da direção da AVH, também citado no comunicado, congratulou-se pelo desenvolvimento em curso de “um sistema de festas de rua”, considerando que Guimarães, no distrito de Braga, está a ser pioneira.

José Diogo Silva anunciou o alargamento da abertura dos concursos de exploração dos bares aos não-associados, de forma a tornar o “processo mais transparente e justo”.

Quanto à montagem da estrutura toda, o presidente da direção da AVH afirmou estar a tomar diligências no sentido minimizar ao máximo o impacto que possa vir a ter no quotidiano dos vimaranenses.

+ notícias: Norte

PCP reclama pagamento integral de todos os impostos pela venda de seis barragens

O PCP de Bragança reclamou esta sexta-feira a necessidade da intervenção da Autoridades Tributárias (AT), e outras entidades públicas, para que as partes envolvidas na venda das seis barragens transmontanas sejam obrigadas ao pagamento dos impostos em falta resultantes desta transação.

Maia desenvolve "programa pioneiro" de literacia mediática nas escolas

A câmara da Maia desenvolveu um “programa pioneiro” de literacia mediática e jornalismo nas escolas para “combater a desinformação” de “forma coerente e progressiva”, desafiando outras autarquias a “juntarem-se à causa”, explicou esta sexta-feira à Lusa o responsável pelo projeto.

Prisão preventiva para suspeito de abusar sexualmente da filha em Terras de Bouro

O Tribunal de Braga aplicou esta sexta-feira prisão preventiva a um homem de 35 anos suspeito de vários crimes de abuso sexual em Terras de Bouro, sendo a vítima a sua filha, com menos de 10 anos, disse fonte policial.