Andaluzia admite vir buscar água a Portugal como último recurso

Andaluzia admite vir buscar água a Portugal como último recurso
| Mundo
Porto Canal

A Junta da Andaluzia – o governo da região autónoma espanhola – admite comprar água em Portugal como solução de último recurso caso teime em não chover no sul da Península Ibérica. As comunidades espanholas estão em seca severa correm o risco de ficar sem água potável para consumo humano caso não chova no inverno.

Chamam-lhe “seca estrutural”: em plano mês de dezembro, a capacidade média de armazenamento hídrico da Andaluzia não passa os 20%. A escassez extrema de água coloca o governo autónomo em alerta máximo, que tem estado a preparar um plano de contingência para os próximos meses.

Segundo o plano traçado pela Junta e pelo Ministério da Agricultura, Pescas, Águas e Desenvolvimento, consultado pelo jornal PÚBLICO, a compra de água do Alqueva é uma solução de “último recurso” e que passa pela utilização de navios com capacidade para transportar entre 40 mil metros cúbicos de água potável ou 100 mil metros de “água bruta”, sem tratamento. As zonas mais críticas onde esta medida seria utilizada são a costa de Málaga e o Campo de Gibraltar.

Para além da abertura de furos, está ainda programada a instalação de centrais de dessalinização e a reutilização de água proveniente das estações de tratamento de águas residuais.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.