Uma volta ao mundo pelas dez mais icónicas paragens de autocarro
Fábio Lopes
Criatividade. Singularidade. Requinte estético. Estas não são palavras habitualmente associadas ao transporte público, especialmente à infraestrutura desenhada para o ato fundamental de esperar, a paragem de autocarro.
Ainda assim, tal não impediu diversos e arrojados arquitetos de criarem algo verdadeiramente especial para todos os passageiros diários que esperam, seja num dia solarengo ou perante uma severa intempérie, seja durante o dia ou pela noite dentro, pela chegada de um autocarro, um recurso fundamental na mobilidade das grandes cidades.
Ver esta publicação no Instagram
Assim, eis um ‘tour’ pelas criações mais ousadas e icónicas que reinterpretam, cada uma à sua maneira, o conceito de paragem de autocarro, espalhadas por todas as latitudes.
Krumbach, Aústria
Em 2014, a pequena vila austríaca de Krumbach convidou arquitetos de todo o mundo para projetar e remodelar as obsoletas paragens de autocarro. Cada um adotou uma interpretação deste ‘mobiliário urbano’, tendo como pano de fundo uma verdejante paisagem austríaca.
Abkhazia, Geórgia
Abkhazia é uma região no Cáucaso entre a Geórgia e a Rússia, ao longo do Mar Negro. Incrivelmente bela, é povoada por projetos arquitetónicos admiráveis, no que concerne ao universo de paragens de autocarro.
A maioria destas são encontradas na ligação entre Gagra, Pitsunda e New Athos. O arquiteto, pintor e escultor Zurab Tsereteli foi o responsável por estes designs e uma vez que o Mar Negro serviu de inspiração para toda a sua obra na região, várias são as paragens que têm o formato de conchas gigantes, ondas ou peixes.
O fotógrafo Christopher Herwig viajou mais de 30 mil quilómetros de carro, bicicleta, autocarro e táxi por 14 países da antiga União Soviética para descobrir e documentar estes tesouros inesperados da arte moderna. A obra ficou compilada num livro de dois volumes, “Soviet Bus Stops”, publicado pela FUEL, bem como num documentário.
Shodoshima e Isahaya, Japão
Da Europa Oriental passamos para a Ásia Oriental, mais concretamente o Japão. A ilha nipónica de Nagasaki é, igualmente, célebre pela criatividade impressa nas suas paragens de autocarro.
Com formato de morango, melancia ou damasco, estas iluminam as ruas de Isahaya. São 16 apeadeiros, espalhados ao longo de um troço da Estrada Nacional 207, na antiga vila de Konagai. Estes foram construídos para a exposição cultural ‘The Journey Exposition Nagasaki’ em 1990 e são, atualmente, uma grande atração turística.
Hoofddorp, Países Baixos
No início do ano de 2003, uma estação rodoviária foi construída no pátio do Hospital Spaarne de Hoofddorp. O desenho deste tipo de edifício é geralmente neutro, mas neste caso o objectivo era criar uma imagem forte, individual e menos austera e genérica. Assim, o edifício foi projetado na tradição de Oscar Niemeyer como um cruzamento entre o modernismo branco e o barroco negro. O escritório de arquitetura baseado em Roterdão, NIO, é o cérebro por trás deste projeto ousado.
Curitiba, Brasil
O Transporte urbano em Curitiba tem características inovadoras e tem sido considerado um dos pioneiros em modernização e reestruturação do sistema de transporte urbano no Brasil. É celebremente conhecida pelas estações tubo, uma solução para o transporte público implantada em 1991 com o objetivo de otimizar o embarque e desembarque dos usuários e aumentar a velocidade dos autocarros.