Movimento “Servir o Benfica” acusa “silêncio cobarde” de Rui Costa e pede defesa de Schmidt
Porto Canal
O movimento “Servir o Benfica” acusa o presidente encarnado Rui Costa de não proteger o treinador Roger Schmidt e ser responsável pelos maus resultados da equipa.
Num comunicado partilhado ao final da noite de sexta-feira, após o empate frente ao Farense em jogo a contar para a liga, podia ler-se: "Não há liderança sem a capacidade de defender a equipa. Uma equipa que Rui Costa escolheu a dedo. Um plantel que Rui Costa montou. E um treinador com quem Rui Costa quis renovar até ao final do seu mandato".
"Como em qualquer organização, a responsabilidade máxima pelos momentos negativos tem que ser de quem a lidera. O silêncio de Rui Costa perante o que se passou esta noite, e perante o ataque que se tem visto nas últimas semanas ao treinador do clube, é um silêncio cobarde, de quem não só não tem capacidade de decidir, mas também está, com esse silêncio, a contribuir para o fim de ciclo do treinador", aponta o movimento liderado por Francisco Benítez.
Após o empate do Benfica com o Farense por 1-1, alguns adeptos já fora do estádio pediram o afastamento do treinador benfiquista, Roger Schmidt, em declarações aos jornalistas.
Recorde-se que durante a partida alguns apoiantes assobiaram e atiraram objetos, como papéis e garrafas de água, para o relvado onde se encontrava o técnico das ‘Águias’. O sucedido ocorreu quando decorriam as substituições ao minuto 64 da partida.
Já na conferência de imprensa, depois do jogo, Roger Schmidt apontou críticas aos comportamentos dos adeptos.
Alguns adeptos do Benfica atiraram objetos em direção de Roger Schmidt após a substituição de João Neves. pic.twitter.com/MRhOUULuaR
— Cabine Desportiva (@CabineSport) December 8, 2023
"Aos adeptos que fizeram coisas negativas, por favor fiquem em casa",frisou o alemão, agradecendo aos restantes apoiantes benfiquistas que "lutaram até ao último segundo" com a equipa.
O Benfica empatou esta sexta-feira 1-1 na receção ao Farense, em jogo da 13.ª jornada da I Liga de futebol, podendo ver o Sporting isolar-se ainda mais na liderança da prova.
A equipa algarvia, que vinha de uma derrota caseira na última ronda frente ao Vitória de Guimarães, adiantou-se no marcador aos 51 minutos, por Cláudio Falcão, o Benfica, que somou o segundo empate consecutivo para a Liga, ainda igualou aos 71, através de Rafa, mas já não conseguiu dar a volta completa ao marcador.
Com este empate, o Benfica recuperou o segundo lugar da prova, agora com 30 pontos, e corre o risco de ver o Sporting destacar-se ainda mais na liderança, na qual detém agora um ponto de vantagem sobre os 'encarnados' e menos um jogo, além de poder ser ultrapassado pelo FC Porto, que ocupa presentemente o quarto posto, com 28 pontos.
Após esta igualdade, o Farense ocupa isolado o sétimo lugar da classificação, com 17 pontos.