Casa da Música do Porto com imagem da bandeira da Palestina projetada durante a noite

Casa da Música do Porto com imagem da bandeira da Palestina projetada durante a noite
| Porto
Porto Canal

Várias imagens da bandeira da Palestina terão sido projetadas na fachada da Casa da Música, no Porto, na noite desta quinta-feira.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Palestina em Portugal (@palestinaemportugal)

 

As imagens foram publicadas na página da rede social de Instagram “Palestina em Portugal”, um agregador informal de notícias em português relacionadas com a causa palestiniana e o conflito israelita. O Porto Canal está a tentar confirmar a veracidade destas imagens junto de responsáveis da Casa da Música.

Não é a primeira demonstração pública de apoio à Palestina na cidade do Porto. No passado dia 5 de novembro, centenas de pessoas manifestaram-se pela paz no Médio Oriente, apelando ao fim da ocupação da Palestina. A manifestação teve início na chamada 'Praceta da Palestina' e estendeu-se até à praça D. João I. A paralisação foi convocada pelo Movimento pelos Direitos do Polo Palestino e pela Paz no Médio Oriente, pela Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses e pelo Conselho Português para a Paz e Cooperação.

Em novembro deste ano foi colocada no cruzamento da Rua Fernandes Tomás com a Rua Sá da Bandeira uma placa a identificar aquela praça com o nome de “Praceta da Palestina”.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

 

Ao que tudo indica, a placa foi colocada por Miguel Januário, artista da 'Underdogs Gallery', que partilhou o momento na rede social X, antigo Twitter. A colocação da placa naquele local teve como objetivo a promoção de uma manifestação pró-Palestina para apelar ao fim dos conflitos em Gaza.

Portugal considera que o reconhecimento do Estado da Palestina “é algo que deve acontecer”, mas em coordenação com “alguns parceiros próximos” e num “momento com consequência para a paz”, tem defendido o ministro dos Negócios Estrangeiros português, João Gomes Cravinho.

+ notícias: Porto

Porto entre os três distritos onde as mulheres mais sofrem de violência

Os distritos com mais mulheres vítimas de crimes de violência em 2022 e 2023 são Lisboa, com 5.327 casos, Faro com 4.060 vítimas e o Porto com 3.270, segundo dados da Associação de Apoio à Vitima (APAV).

Túneis das Antas com circulação condicionada para manutenção periódica durante período noturno

Os acessos aos túneis das Antas I e II, no Porto, vão estar condicionados ao trânsito, entre quarta-feira e sábado, para manutenção de elementos da via pública (substituição dos painéis de mensagem variável), informou esta segunda-feira a autarquia.

Executivo do Porto unânime em repudiar ataques em vigílias solidárias com Palestina

O executivo da Câmara do Porto foi esta segunda-feira unânime em repudiar os ataques verbais e físicos de que os cidadãos que se têm manifestado em solidariedade com o povo palestiniano têm sido alvo na cidade.