BCE reuniu-se por teleconferência e deu até 2.ª para BdP tomar decisão - Carlos Costa

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 07 ago (Lusa) -- O governador do Banco de Portugal afirmou hoje que o BCE decidiu na sexta-feira antes do almoço, numa reunião por teleconferência, que o regulador bancário português tinha até segunda-feira para encontrar uma solução para o BES.

"A única coisa que sabíamos na sexta-feira ao almoço era que, em reunião por teleconferência entre os membros do conselho de governadores [do Banco Central Europeu, BCE], na segunda-feira tínhamos uma data limite até à qual tínhamos de ter uma solução e tínhamos de ser nós a encontrar a solução", afirmou o Governador do Banco de Portugal, em resposta a uma questão colocada pelo PS.

Carlos Costa está hoje a ser ouvido na comissão parlamentar de Orçamento, Finanças e Administração Pública a propósito da solução encontrada para o BES.

Na sexta-feira, o BCE suspendeu o acesso do BES às operações de política monetária, uma decisão que passou a ter efeitos a partir desta segunda-feira.

ND/IM // ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.