O Porto como nunca o viu. Fotógrafo londrino capta a essência portuense: “É uma das minhas cidades favoritas”

O Porto como nunca o viu. Fotógrafo londrino capta a essência portuense: “É uma das minhas cidades favoritas”
Foto: Roman Fox
| Porto
Pedro Benjamim

Roman Fox é um fotógrafo que viaja o mundo. Nascido em Londres, vive na capital inglesa, mas já assentou arraiais noutras latitudes. Tem atualmente 33 anos e visitou a cidade do Porto em outubro.

“É uma das minhas cidades favoritas por onde estive e diria que Portugal é um dos meus países favoritos na Europa”, afirma o fotógrafo e também ‘youtuber’ ao Porto Canal.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

O fotógrafo publica imagens das viagens que faz nas redes sociais e também no website, com fotografias que vão de Nova Iorque a Paris, passando por Lisboa e Veneza, mas mostram também o Dubai, Malta, Israel (onde viveu até aos 12 anos), entre outras localizações.

Nas imagens que captou pelo Porto pode ver-se a Ribeira, a Sé do Porto, o rio Douro e até a estação de comboios de São Bento.

“O centro da cidade do Porto, numa perspetiva fotográfica, é relativamente pequeno o que pode ser muito bom para trabalhar diferentes cenários uma e outra vez”, refere Roman Fox que tem como zona preferencial as margens do Douro. “Se tivesse de revisitar uma zona diria que seria ao longo do rio. Começava na ponte [Luis I] e caminhava uns 10 a 15 minutos”, em direção à Alfândega.

As diferentes estações do ano trazem condições meteorológicas distintas, que revelam uma cidade com várias caras. Roman Fox defende que quem gosta de “fotografar em diferentes condições meteorológicas, o Porto vai oferecer isso”. “Em termos de luz diria que em Lisboa a luz é mais previsível porque a meteorologia é mais previsível”, aponta à meteorologia que se vive no Outono.

Algumas das imagens do fotógrafo londrino mostram alguma mística. “No Porto há mais nevoeiro, especialmente nos meses mais frios”, aponta Roman Fox sobre a identidade de algumas das suas fotografias.

Porto Canal

Foto: Roman Fox

“Algumas das melhores fotos que fiz na minha visita ao Porto aconteceram porque estavam a assar castanhas e havia fumo por todo o lado e o sol passava pelo fumo”, afirma o fotógrafo. Em relação à zona marginal junto ao Douro, diz que “é uma zona turística, mas se chegares pela manhã, entre o nascer do sol e as 11h00, consegues uma luz muito boa”, refere Roman Fox ao Porto Canal.

Nos meses de Outono o sol ilumina o Porto de forma diferente, diz o fotógrafo. “Vem de lado para estas ruas estreitas e quando combinas com o fumo e o ambiente é como consigo fotografias mais cinemáticas”, refere.

Na calha está um vídeo sobre a viagem a Portugal, que irá incluir “Porto, Lisboa, Sintra e Cascais”, no entanto, diz “o Porto, obviamente, terá uma maior porção porque foi onde passei mais tempo”.

Para quem vem pela primeira vez a Portugal, Roman Fox afirma: “Pessoalmente eu começava pelo Porto, porque é um melhor ponto de partida para muitas pessoas, mas o tempo pode ser mais frio e pode chover mais, mas para algumas pessoas isso é um bónus”.

“O que torna o Porto muito bom é o oceano, Lisboa também tem isso, mas fica muito mais longe, mas no Porto fica a uma caminhada de 45 minutos a uma hora de distância. Penso que isso é único”, aponta.

Porto Canal

Foto: Roman Fox

Roman Fox usa Fujifilm para fotografar, sendo que usa maioritariamente “três lentes fixas”, no equivalente a full-frame usa “uma 28mm, uma 50mm e uma 135mm”, diz ao Porto Canal. “Eu normalmente vejo o mundo nestas três distâncias focais e percebi que num ambiente de cidade nunca é preciso algo mais amplo ou fechado”.

+ notícias: Porto

Tiroteio no Bairro do Lagarteiro durante a madrugada mobiliza polícia

O disparo de armas de fogo no Bairro do Lagarteiro, no Porto, mobilizou vários agentes da Polícia de Segurança Pública (PSP).

Avião com 134 passageiros a bordo aterra de emergência no aeroporto do Porto

Um avião da Transavia com 134 passageiros a bordo teve de aterrar de emergência no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, esta segunda-feira, confirmou fonte da Proteção Civil ao Porto Canal.

São João. As imagens da noite mais longa do Porto

Muitas marteladas, sardinhas, balões de ar quente e bailarico marcaram a noite de São João no Porto.