Câmara de Mirandela organiza protesto contra falta do serviço de urgência médico-cirurgica

Câmara de Mirandela organiza protesto contra falta do serviço de urgência médico-cirurgica
Foto: Sítio oficial CM Bragança
| Norte
Porto Canal/Agências

A Câmara Municipal de Mirandela organiza no sábado um abraço ao hospital em protesto contra o encerramento prolongado da urgência médico-cirúrgica, anunciou esta quarta-feira, em conferência de imprensa, a presidente do município do distrito de Bragança.

Desde 8 de outubro, e pelo menos até ao final deste mês, não é possível realizar cirurgias de urgência naquela unidade hospital.

Devido à escusa dos médicos a mais horas extraordinárias, além das 150 previstas na lei, os recursos disponíveis têm sido concentrados no hospital de Bragança.

O município de Mirandela mostrou preocupação que este fecho passe a permanente: ”Estamos convictos que, se nada for feito, pode vir a acontecer. Para evitar que isso aconteça, vamo-nos mobilizar (…)”, disse esta quarta-feira aos jornalistas a autarca local, Júlia Rodrigues.

A câmara considera que as explicações da Unidade Local de Saúde do Nordeste (ULSNE), que gere as unidades hospitalares da região, “não são satisfatórias”, apoiadas no “contexto nacional”.

“Tivemos a garantia de que até 30 de novembro ia estar encerrado e que abriria de novo, caso fossem ultrapassados os constrangimentos das greves. Optámos sempre por aguardar e verificar (…). Mas as garantias que nos dão para a reabertura não são reais”, disse a socialista Júlia Rodrigues.

Segundo a autarca, depois do período de poder acreditar que a reabertura do serviço seria uma realidade, agora é tempo de sair e demonstrar a importância da urgência para as populações de Mirandela e do sul do distrito.

Questionada pelos jornalistas sobre se considera que pode estar em causa a desclassificação da urgência médico-cirúrgica para básica, Júlia Rodrigues respondeu que “não pode estar”.

“A câmara municipal pediu a todos os mirandelenses para estar connosco, num abraço ao nosso hospital, para evitarmos mais encerramentos e que a partir de 30 de novembro voltemos a ter a urgência médico-cirúrgica aberta”, explicou.

A Lusa tentou contactar a ULSNE, mas sem resposta até ao momento.

A manifestação está marcada para as 16h00, junto à urgência do hospital de Mirandela, onde será feito um cordão humano.

+ notícias: Norte

Homem cai de varanda em Valongo e fica em estado grave

Um homem ficou em estado grave após cair de uma varanda em Valongo na noite deste sábado. Segundo o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área Metropolitana do Porto foram acionados para o local os Bombeiros Voluntários de Valongo e o INEM.

Última hora. Meteorito poderá ter caído na zona Norte

Um bólide, ou meteoro de grandes dimensões, foi visto a cruzar os céus portugueses e espanhóis no final da noite deste sábado. Uma ocorrência registada no site da Proteção Civil dá nota de uma "queda de meteorito" em Castro Daire.

Trabalhos de limpeza condicionam trânsito no centro de Famalicão

A circulação rodoviária será condicionada ao longo do dia 20 de maio nas Avenidas Marechal Humberto Delgado, Carlos Bacelar e dos Descobrimentos em Vila Nova de Famalicão, devido à realização de trabalhos de limpeza da vegatação nos separadores centrais das respetivas vias rodoviárias.