Urgência do Hospital da Póvoa de Varzim-Vila do Conde com constrangimentos no fim-de-semana

| Norte
Porto Canal

O serviço de Urgência do Centro Hospitalar Póvoa de Varzim – Vila do Conde vai sofrer constrangimentos de funcionamento no fim-de-semana de 7 e 8 de outubro. A informação foi avançada ao Porto Canal através de um comunicado do Gabinete de Comunicação e Imagem da unidade hospitalar.

O Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim – Vila do Conde é constituído por duas unidades, uma em cada concelho, mas é na unidade da Póvoa de Varzim que se localiza o serviço de urgências, que serve os habitantes dos dois municípios.

"A Urgência Externa de Cirurgia Geral e Medicina Interna do Centro Hospitalar Póvoa de Varzim – Vila do Conde vai estar encerrada durante 48 horas (08h00 de sábado, 7 outubro, até às 08h00 de segunda-feira, 9 de outubro), mantendo-se em funções a Urgência Interna das 2 especialidades", pode ser lido no comunicado.

O documento esclarece que "a situação deriva de dificuldades na constituição de equipas médicas, de Medicina Interna e de Cirurgia Geral", mantendo-se em pleno funcionamento "as Urgências Externas de Pediatria, Ginecologia/Obstetrícia e Ortopedia". Uma situação que se multiplica por todo o país, por conta das escusas dos médicos às horas extraordinárias.

Os utentes estão preocupados e refletem nas opções que lhes restam, como o Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, ou recorrer ao privado.

O comunicado do Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim – Vila do Conde refere-se apenas a este fim de semana, mas a Federação Nacional de Médicos adianta que o conselho de administração vai avaliar a situação semanalmente.

+ notícias: Norte

Homem cai de varanda em Valongo e fica em estado grave

Um homem ficou em estado grave após cair de uma varanda em Valongo na noite deste sábado. Segundo o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área Metropolitana do Porto foram acionados para o local os Bombeiros Voluntários de Valongo e o INEM.

Última hora. Meteorito poderá ter caído na zona Norte

Um bólide, ou meteoro de grandes dimensões, foi visto a cruzar os céus portugueses e espanhóis no final da noite deste sábado. Uma ocorrência registada no site da Proteção Civil dá nota de uma "queda de meteorito" em Castro Daire.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.