Pedro Ponte e Sousa: “Chegamos a um ponto em que é aceitável a chacina de civis inocentes dentro de um hospital”
Porto Canal
O exército israelita divulgou este domingo imagens e vídeos que diz atestarem a descoberta de “um túnel fortificado” utilizado pelo Movimento de Resistência Islâmica Hamas, debaixo do hospital Al Shifa, na Faixa de Gaza.
Pedro Ponte e Sousa, comentador do Porto Canal, afirmou na Noite Informativa deste domingo que “não deixa de ser curioso que chegamos a um ponto em que é perfeitamente aceitável o bombardeamento, a destruição e a chacina de civis inocentes dento de um hospital para depois se tentar provar ou justificar se se trata ou não de um alvo militar legítimo”.
Em comunicado, o exército de Israel explica que o túnel descoberto tem 55 metros de comprimentos e 10 metros de profundidade, por baixo do maior complexo hospitalar da Faixa de Gaza, e que o acesso foi encontrado debaixo de um alçapão “próximo de um veículo que continha inúmeras armas”.
Há muito que Israel alega que o Hamas mantém um vasto posto de comando dentro e debaixo do hospital Al Shifa, embora o movimento islamita e o pessoal do hospital neguem as alegações.
O hospital é considerado um alvo-chave para Israel pôr fim ao domínio dos militantes em Gaza, na sequência do amplo ataque ao sul de Israel, há seis semanas, que desencadeou a guerra.
O exército israelita afirma que os soldados descobriram o túnel, com base em informações dos serviços secretos da Defesa e da agência de segurança interna, e que continua à procura da rota completa do caminho subterrâneo.
Pedro Ponte e Sousa: “Chegamos a um ponto em que é aceitável a chacina de civis inocentes dentro de um hospital” pic.twitter.com/Gxye5EFA9O
— Porto Canal (@PortoCanalpt) November 19, 2023