“O melhor que me podem fazer é ganhar as próximas eleições”. A mensagem de Costa aos socialistas
Porto Canal
Numa mensagem dirigida aos socialistas presentes na Comissão Nacional deste sábado, António Costa confessou que o “melhor” que lhe podem fazer é conseguir vencer as próximas eleições legislativas, marcadas para março de 2024.
O secretário-geral do PS pediu ainda aos socialistas que consigam evitar a eleição de um Governo à direita. “O Partido Socialista (PS) não deve cometer agora o erro que evitamos há nove anos”, alertou.
“Dos três candidatos, tive a oportunidade de trabalhar com dois. São dois excelentes quadros e os dois dão 10-0 ao líder da oposição [Luís Montenegro]”, afirmou.
António Costa falava das candidaturas do ex-secretário-geral adjunto e atual ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, e a do deputado socialista e ex-ministro Pedro Nuno Santos.
Dois dias após apresentar a sua demissão, António Costa já tinha defendido que os potenciais candidatos para o cargo de secretário-geral davam "10 a zero" ao PSD na qualidade dos seus quadros. O primeiro-ministro demissionário recusava, contudo, indicar um candidato preferido.
Também Daniel Adrião afirmou este sábado que se vai candidatar ao cargo de secretário-geral do PS em nome da “descontinuidade” face à linha seguida por António Costa e defendeu que o novo ciclo exige outros protagonistas.
A Comissão Nacional do PS vai formalizar as decisões de realizar o congresso em 06 e 07 de janeiro e as eleições diretas para o cargo de secretário-geral socialista em 15 e 16 de dezembro.