Queda do Governo: Associação 25 de Abril denuncia "Golpe de Estado"

Queda do Governo: Associação 25 de Abril denuncia "Golpe de Estado"
| Política
Porto Canal

Associação 25 de Abril publica artigo de Vasco Lourenço, militar português e antigo Capitão de abril, sobre o que considera ser “o pior ataque que o 25 de Abril e os seus valores sofrem desde a entrada em vigor da Constituição da República.

Ao longo do artigo de opinião, o Capitão de abril fala sobre a crise política instalada em Portugal e da forma como a lei está a ser utilizada “para atingir objetivos políticos e militares”.

“Desde há vários anos que o conceito Lawfare – assim definido pelo general americano Charles Dunlap – passou a substituir golpes de estado e pronunciamentos militares.

Não utilizam a força, servem-se nomeadamente de uma imagem moralista e de combate à corrupção, mesmo que quem acusa seja menos moralista e mais corrupto do que os acusados, situação que é a que acontece normalmente. O que interessa que, na grande maioria das vezes, os factos não sejam comprovados? O efeito está alcançado, o golpe de Estado está consumado, o resto pouco interessa e rapidamente entra no campo do esquecimento”, esclarece o capitão.

Vasco Lourenço exige que António Costa seja constituído arguido e que não seja ultrapassado um mês para esclarecer os casos que têm envolvido elementos do Governo.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

 

“Se, passado um mês, António Costa não estiver constituído arguido, com uma acusação concreta da prática de um crime, o mínimo que se pode exigir é que a Procuradora Geral da República apresente o seu pedido de demissão! E, se tal não acontecer, há que exigir ao Presidente da República que seja ele a demiti-la!”

Evocando as comemorações dos 50 anos do 25 de abril, o militar acredita que os portugueses mostrarão a vontade de viver em democracia no próximo dia 10 de março, data marcada para as próximas eleições legislativas.

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.