Queda do Governo: Associação 25 de Abril denuncia "Golpe de Estado"
Porto Canal
Associação 25 de Abril publica artigo de Vasco Lourenço, militar português e antigo Capitão de abril, sobre o que considera ser “o pior ataque que o 25 de Abril e os seus valores sofrem desde a entrada em vigor da Constituição da República.
Ao longo do artigo de opinião, o Capitão de abril fala sobre a crise política instalada em Portugal e da forma como a lei está a ser utilizada “para atingir objetivos políticos e militares”.
“Desde há vários anos que o conceito Lawfare – assim definido pelo general americano Charles Dunlap – passou a substituir golpes de estado e pronunciamentos militares.
Não utilizam a força, servem-se nomeadamente de uma imagem moralista e de combate à corrupção, mesmo que quem acusa seja menos moralista e mais corrupto do que os acusados, situação que é a que acontece normalmente. O que interessa que, na grande maioria das vezes, os factos não sejam comprovados? O efeito está alcançado, o golpe de Estado está consumado, o resto pouco interessa e rapidamente entra no campo do esquecimento”, esclarece o capitão.
Vasco Lourenço exige que António Costa seja constituído arguido e que não seja ultrapassado um mês para esclarecer os casos que têm envolvido elementos do Governo.
Ver esta publicação no Instagram
“Se, passado um mês, António Costa não estiver constituído arguido, com uma acusação concreta da prática de um crime, o mínimo que se pode exigir é que a Procuradora Geral da República apresente o seu pedido de demissão! E, se tal não acontecer, há que exigir ao Presidente da República que seja ele a demiti-la!”
Evocando as comemorações dos 50 anos do 25 de abril, o militar acredita que os portugueses mostrarão a vontade de viver em democracia no próximo dia 10 de março, data marcada para as próximas eleições legislativas.