Portugal vai tentar resgatar 64 palestinianos de Gaza

Portugal vai tentar resgatar 64 palestinianos de Gaza
| Mundo
Porto Canal

O Governo português está a tentar montar uma operação de resgate “humanitário” para retirar 64 palestinianos de Gaza, confirmou o ministro dos Negócios estrangeiros ao Diário de Notícias (DN).

A autorização para concretizar este plano, “que tem sido tratado com a máxima reserva”, depende ainda das autoridades israelitas que receberam a lista de nomes, a qual chegou também ao Sistema de Segurança Interna (SSI) que já deu luz verde, depois de acionar a Unidade de Coordenação Antiterrorista (UCAT) para as verificações de segurança, diz o DN na edição deste sábado.

Segundo Gomes Cravinho, estavam a decorrer conversações com as autoridades israelitas e egípcias, para a operação decorrer através de Rafah, a passagem controlada pelas autoridades do Egito.

Cerca de metade dos palestinianos identificados para o “resgate” são menores de idade e estão divididos em três famílias, todos com ligações familiares diretas ou indiretas a palestinianos já residentes em Portugal.

De acordo com informações que o DN recolheu, no SSI todos os nomes terão sido "passados a pente fino" na nova Unidade de Coordenação de Fronteiras e Estrangeiros.

Na passada quinta-feira, em Paris, o secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Francisco André, tinha anunciado que Portugal vai contribuir com dez milhões de euros para a assistência humanitária à Faixa de Gaza.

+ notícias: Mundo

Morreu o presidente do Irão após helicóptero onde seguia se ter despenhado

Vários meios de comunicação estatais iranianos anunciaram esta segunda-feira a morte do Presidente Ebrahim Raïssi e do ministro dos Negócios Estrangeiros, Hossein Amir-Abdollahian, numa queda de um helicóptero no noroeste do Irão.

Helicóptero com Presidente iraniano a bordo despenha-se no norte do país

Um helicóptero que transportava o Presidente iraniano, Ebrahim Raisi, esteve este domingo envolvido num acidente no norte do país, segundo a imprensa local, que refere que o aparelho se terá despenhado.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.