Partidos à esquerda satisfeitos com dissolução do parlamento e eleições antecipadas

Partidos à esquerda satisfeitos com dissolução do parlamento e eleições antecipadas
| Política
Porto Canal

O Presidente da República anunciou esta quinta-feira a dissolução da Assembleia da República e a convocação de eleições para o dia 10 de março de 2024. Em reação, os partidos mais à esquerda – PCP, Bloco de Esquerda, PAN e Livre – mostram-se satisfeitos com a decisão de Marcelo Rebelo de Sousa.

Apesar disso, a líder parlamentar do PCP, Paula Santos, considera que “as eleições deviam ser realizadas mais cedo”, principalmente pelo facto de esta data permitir a aprovação de um Orçamento do Estado para 2024 que “não dá resposta aos problemas dos trabalhadores, povo e país”.

Do lado dos bloquistas a opinião é a mesma. Pedro Filipe Soares, deputado do Bloco de Esquerda, afirma que “para resolver esta crise política, a única solução era a da saída pela democracia e pela convocação de eleições”. No entanto, o ato legislativo deveria ser marcado “mais cedo”.

Inês Sousa Real, líder do PAN, apela aos portugueses que participem nas eleições e espera que “os casos que marcaram este mandato não afastem as pessoas”. A líder do partido garante que vai continuar a apresentar propostas quanto ao Orçamento do Estado com o objetivo de que “o PS saia da bolha da maioria absoluta”.

O líder do Livre, Rui Tavares, diz que “respeita” a decisão de Marcelo Rebelo de Sousa, mas “para salvar a democracia, é preciso uma cidadania inteira” e, dessa forma, pediu que os processos “sejam rigorosos” e “transparentes”.

+ notícias: Política

Morreu antigo deputado e eurodeputado do PCP Sérgio Ribeiro

O antigo deputado e eurodeputado do PCP Sérgio Ribeiro morreu aos 88 anos, informou esta segunda-feira o partido, que destaca a sua dedicação à luta “pela emancipação dos povos, pela democracia, o progresso social, a paz e o socialismo”.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".