Pedro Nuno Santos vai candidatar-se à liderança do PS
Porto Canal
Pedro Nuno Santos vai candidatar-se à liderança do Partido Socialista, avançou esta quinta-feira a RTP.
A decisão do atual comentador televisivo está tomada, independentemente do calendário que venha a ser definido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, após a reunião do Conselho de Estado que está a decorrer esta quinta-feira à tarde no Palácio de Belém.
De acordo com a mesma fonte, Pedro Nuno Santos tem recolhido o apoio de vários dirigentes do partido, estando a preparar um documento de apoio à candidatura com dezenas de assinaturas de atuais e antigos dirigentes do PS. O dito documento será revelado nos próximos dias, após a reunião da Comissão Política que se realizará na noite desta quinta-feira.
Também o atual ministro da Administração Interna está a ponderar candidatar-se à liderança do partido socialista. José Luís Carneiro afirmou esta quinta-feira à agência Lusa que ainda não tomou qualquer decisão sobre uma sua eventual candidatura à liderança do PS, adiantando que tem recebido apoios de militantes e cidadãos independentes.
Na terça-feira, António Costa anunciou a sua demissão do cargo de primeiro-ministro depois de o Ministério Público ter revelado que é alvo de uma investigação autónoma do Supremo Tribunal de Justiça relativamente a projetos de lítio e hidrogénio.
O Presidente da República fala esta quinta-feira ao país e vai divulgar uma das opções em mesa: nomear outro primeiro-ministro ou dissolver a Assembleia da República e convocar novas eleições.