Papa Francisco autoriza batismo para transexuais

Papa Francisco autoriza batismo para transexuais
| Mundo
Porto Canal

O documento, aprovado pelo Papa Francisco no passado dia 30 de outubro, permite que as pessoas transexuais, mesmo que tenham sido submetidas a tratamento hormonal ou cirurgia de mudança de sexo, podem ser batizadas bem como os filhos de casais homossexuais.

A única recomendação do Papa é que só deve acontecer o batismo "se não houver situações em que haja risco de gerar escândalo público ou desorientação entre os fiéis" e que exista a convicção de que as crianças serão educadas de acordo com a fé católica.

O mesmo documento diz ainda que podem ser padrinhos e madrinhas de batismo “sob certas condições". "A prudência pastoral exige que não seja permitida se houver perigo de escândalo, legitimação indevida ou desorientação na esfera educacional da comunidade eclesial", explica o texto apresentado pelo Dicastério para a Doutrina da Fé.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.