Vigo ilumina polémico elevador que custou 15 milhões de euros

Vigo ilumina polémico elevador que custou 15 milhões de euros
Foto: Metropolitano.gal
| Mundo
Porto Canal

As luzes de um polémico elevador em Vigo acenderam-se esta quarta-feira, antes das iluminações natalícias, escreve a imprensa galega.

O elevador Halo, como é chamado, tinha um custo inicial de 7,2 milhões de euros, no entanto, a obra acabaria por custar mais do dobro, cifrando-se nos 15,8 milhões, aponta o jornal La Voz de Galicia.

Houve já várias alterações ao projeto inicial, sendo que a última acrescentou 3,2 milhões de euros ao custo da empreitada. Foi aumentada a capacidade de pessoas nos elevadores para conseguir transportar mais duas, sendo que inicialmente cabiam 15, incluir climatização, entre outras alterações.

 

O elevador deverá ser inaugurado no final de janeiro, avança o Faro de Vigo citando a autarquia. A estrutura acendeu-se ainda antes das luzes de natal naquela cidade da Galiza, que terá 11,5 milhões de leds, ainda assim menos que os euros despendidos para a construção do Halo.

 

A obra está a ser levada a cabo pelas empresas Ferrovial y Oreco, sendo a primeira uma das construtoras que está a desenvolver a extensão do Metro do Porto (construção da Linha Rosa e prolongamento da Amarela), através do consórcio Ferrovial/ACA.

O elevador Halo, cuja obra arrancou em agosto de 2022, terá cerca de 50 metros de altura, passa por cima de uma autoestrada e tem o objetivo de conectar a zona alta da cidade com a zona baixa.

O desenho tem presença portuguesa, com a colaboração do estúdio NOARQ, com sede no Porto, aponta o jornal O Minho, apesar de a autoria estar a cargo da Arenas&Associados, além do estúdio local AM2 Arquitectos.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.