Após clima de discórdia, Conselho Metropolitano do Porto reúne-se novamente sexta-feira

Após clima de discórdia, Conselho Metropolitano do Porto reúne-se novamente sexta-feira
| Norte
Porto Canal

O Conselho Metropolitano do Porto reúne-se, esta sexta-feira, num ambiente de claras divisões entre os municípios. A tensão começou com a votação dos critérios de distribuição de fundos comunitários e recentemente voltou a ser evidente por causa dos apoios ao Coliseu do Porto.

No centro da discórdia estão, agora, os transportes que levaram à suspensão da última reunião. O Porto Canal foi perceber o que está a provocar estes problemas e quais são, afinal, os pontos de vista dos autarcas.

Num clima de paz podre, os critérios de distribuição dos fundos europeus do Portugal 2030 foram aprovados em julho. A votação contou com a abstenção do município de Arouca e com os votos contra de Vila do Conde, Valongo e Santa Maria da Feira.

O autarca do Porto entende que os municípios sem visão metropolitana não devem fazer parte da entidade intermunicipal. Rui Moreira refere-se aos municípios mais periféricos, como é o caso de Arouca.

Em declarações ao Porto Canal, Luís Braga da Cruz considera que falta legitimidade política à Área Metropolitana do Porto (AMP), um debate que não se colocaria se o país já tivesse avançado com a regionalização.

Há duas semanas a comparticipação das obras de reabilitação do Coliseu do Porto e da futura academia da Associação de Futebol do Porto geraram novas divergências.

Agora, no centro da discórdia está a distribuição de verbas em matéria de transportes públicos.

A falta de consenso levou o presidente a abandonar a sala e a suspender a última reunião do Conselho Metropolitano. Eduardo Vítor Rodrigues lamenta que a Área Metropolitana do Porto esteja a ser usada como um palco para a afirmação política dos autarcas.

As divergências levam ao adiamento, mês após mês, das deliberações sobre a repartição pelos municípios do Programa de Apoio à Redução Tarifária nos Transportes.

Falta perceber se o consenso é encontrado na próxima reunião agendada para esta sexta feira.

+ notícias: Norte

Seis feridos em colisão rodoviária em avenida de Braga

Uma colisão envolvendo cinco veículos ligeiros na Avenida Padre Júlio Fragata, em Braga, provocou esta sexta-feira seis feridos, todos sem gravidade, disse fonte do Comando do Cávado da Proteção Civil.

Câmara de Braga lança guia de promoção da vida noturna da cidade

O município de Braga lançou um guia de promoção da vida noturna da cidade, que destaca os melhores locais para visitar, incluindo uma seleção de restaurantes, bares e estabelecimentos da noite, foi esta sexta-feira anunciado.

Área Metropolitana do Porto sem conhecimento de pedidos para instalar Andante na Linha do Vouga

O presidente da Área Metropolitana do Porto disse esta sexta-feira não ter conhecimento de pedidos para a autoridade de transportes permitir o uso do Andante na Linha do Vouga, que os Transportes Intermodais do Porto afirmam estar preparados para lançar.