Hamas propõe troca de reféns por palestinianos presos nas cadeias israelita

Hamas propõe troca de reféns por palestinianos presos nas cadeias israelita
Foto: Lusa
| Mundo
Porto Canal/Agências

O braço armado do Hamas, conhecido como Brigadas al-Qasam, propôs este sábado a libertação dos reféns sequestrados em Israel a 07 de outubro, em troca da libertação de todos os prisioneiros palestinianos nas prisões israelitas.

Num discurso transmitido pela televisão, o porta-voz das Brigadas al-Qasam, Abu Obeida disse que houve contactos para uma troca de prisioneiros com as autoridades israelitas e salientou que "houve uma oportunidade para chegar a um acordo".

No entanto, "o inimigo bloqueou o acordo", concluiu, citado pela agência francesa de notícias, a France-Presse (AFP).

O grupo islamita palestiniano Hamas atacou Israel no dia 07 de outubro, provocando a morte de mais de 1.400 pessoas, além de 220 sequestradas. Israel respondeu com bombardeamentos e incursões terrestres na Faixa de Gaza, que é controlada pelo Hamas desde 2007.

+ notícias: Mundo

Chuva de peixes. O raro fenómeno que está a correr o mundo 

Uma insólita “chuva de peixes” surpreendeu, no passado fim de semana, os habitantes da cidade de Yasuj, no Irão. As imagens parecem ficção científica, contudo esta não é a primeira vez que este raro fenómeno é documentado. Nas redes sociais as opiniões dividem-se, com alegações de que as imagens foram na verdade geradas por inteligência artificial.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.