Marcelo sai em defesa de Guterres depois de declaração polémica sobre o Hamas

Marcelo sai em defesa de Guterres depois de declaração polémica sobre o Hamas
| Mundo
Porto Canal

Marcelo Rebelo de Sousa garante que "sempre interpretou as declarações de António Guterres como sendo conformes à salvaguarda dos valores e princípios da Carta das Nações Unidas". 

Num comunicado oficial, o Presidente da República, explica que é esse entendimento que reitera quanto às declarações, desta segunda e terça-feira, do Secretário Geral das Nações Unidas, sobre os ataques do Hamas em Israel. 

"O Presidente da República, que sempre interpretou as sucessivas declarações do Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, proferidas desde o injustificável ataque do Hamas em Israel, como sendo conformes à salvaguarda dos valores e princípios decorrentes da Carta das Nações Unidas, reitera esse seu entendimento quanto às declarações de ontem e de hoje.", pode ler-se no site oficial da presidência da república. 

António Gueterres esclareceu, esta quarta-feira, "ser falso" que tenha justificado atos de terror do Hamas, quando queria transmitir "o oposto". 

Na segunda-feira, o secretário geral da ONU disse que os ataques do Hamas "não aconteceram do nada". 

António Costa também já exprimiu solidariedade a António Guterres, frisando que tem sido “exemplar” na afirmação humanista do direito internacional com a “tragédia que se vive”. 

+ notícias: Mundo

O resgate de Caramelo. O final de uma história que passou as fronteiras do Brasil e conquistou o mundo

Com o número de mortos nas inundações no sul do Brasil a ultrapassar os 100 mortos, a história do resgate da égua de nome Caramelo lança uma luz de esperança entre a desgraça que afetou milhares de brasileiros.

Chuva de peixes. O raro fenómeno que está a correr o mundo 

Uma insólita “chuva de peixes” surpreendeu, no passado fim de semana, os habitantes da cidade de Yasuj, no Irão. As imagens parecem ficção científica, contudo esta não é a primeira vez que este raro fenómeno é documentado. Nas redes sociais as opiniões dividem-se, com alegações de que as imagens foram na verdade geradas por inteligência artificial.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.