Porto tem 148 hotéis e mais 98 a caminho

Porto tem 148 hotéis e mais 98 a caminho
| Porto
Porto Canal

O Porto tem 98 hotéis em fase de licenciamento, segundo dados do primeiro semestre de 2023 da Direção Municipal de Desenvolvimento Urbano da Câmara Municipal do Porto. Este número soma-se aos 148 hotéis atualmente em funcionamento. Caso todos os projetos se concretizem, a capacidade hoteleira da cidade deverá aumentar mais de 60% nos próximos anos.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

O crescimento do turismo no Porto tem sido acompanhado pelo aumento muito significativo da oferta hoteleira. Nos últimos dez anos, o número de hotéis na cidade mais do que duplicou, de 67 para 148, segundo dados do Turismo de Portugal.

Já a capacidade alojamento passou de de 10.245 camas, em 2013, para 20.078, em 2023. Mas os números não deverão ficar por aqui. Segundo os dados mais atuais da Câmara do Porto, os novos estabelecimentos hoteleiros em fase de projeto prevêem a criação de um total de 12.411 novas camas, número que, a somar-se aos valores atuais, pode triplicar a capacidade total da cidade face a 2013.

Quatro e cinco estrelas a caminho

Entre os 98 novos hotéis projetados, 18 são de cinco estrelas e 47 de quatro estrelas. Só nestes dois segmentos, a cidade poderá ver aumentar a sua capacidade de alojamento em 8.561 camas. Atualmente, o Porto possui 70 hotéis de quatro estrelas e 21 de cinco, totalizando estes dois segmentos 12.911 camas.

Centro histórico é a freguesia mais pressionada

A distribuição geográfica das unidades turísticas em tramitação na Câmara do Porto reflete uma realidade já conhecida. É no centro histórico da cidade que se concentra a larga maioria dos novos alojamentos em projeto, 68% do total. Só no caso da freguesia de Santo Ildefonso, estão projetadas 28 novas unidades, que somar-se-ão às 55 existentes. Cedofeita (15), Vitória (13), Bonfim (13), São Nicolau (10), Sé (11) e Miragaia (5) juntam-se e perfazem um número total de 95 novos projetos turísticos para o centro.

Em sentido inverso, Foz e Aldoar não têm neste momento qualquer projeto hoteleiro em tramitação. Nevogilde e Lordelo do Ouro contam apenas com um.

É na Rua de D. João IV (4), Avenida de Fernão de Magalhães (4), Rua de Gonçalo Cristóvão (3), Avenida dos Aliados (3), Rua de Faria Guimarães (3), Rua de Santa Catarina (3), Rua de Júlio Dinis (3), Rua de Pinto Bessa (3) que se concentra o maior número de novos alojamentos.

Porto Canal

Os alojamentos hoteleiros em funcionamento localizam-se maioritariamente nas freguesias do Centro Histórico do Porto

Investimento calculado em 351 milhões

A Câmara do Porto estima que nos próximos anos serão investidos 351 milhões de euros em alojamentos turísticos, tendo 97% desse valor como destino projetos de novos empreendimentos.

2023 com 14 novos hotéis

Até outubro, abriram este ano no Porto 14 novos hotéis. Esta terça-feira, o antigo Colégio Almeida Garrett, entre a Praça Coronel Pacheco e a rua do Mirante, começou a ser demolido, seis anos após o edifício ter sido vendido pela Universidade do Porto em hasta pública. No terreno com uma área total de 8.520 metros vai nascer um novo hotel de 4 estrelas.

+ notícias: Porto

Nuno Sousa substitui Marco Martins na Transportes Metropolitanos do Porto

O Conselho Metropolitano do Porto aprovou esta sexta-feira, por maioria, a nomeação de Nuno Sousa para presidente do conselho de administração da Transportes Metropolitanos do Porto (TMP), substituindo Marco Martins, que foi destituído.

Metro do Porto remete prazos, datas e explicações sobre Linha Rosa para dia 20

O novo presidente da Metro do Porto, Emídio Gomes, recusou comprometer-se com prazos sobre a conclusão da obra da Linha Rosa e remeteu explicações sobre eventuais derrapagens para a reunião pública de executivo municipal de dia 20.

Tribunal condena 23 arguidos por tráfico de droga no Porto, sete com pena efetiva

O tribunal do Porto condenou esta sexta-feira 23 arguidos, sete dos quais com penas de prisão efetiva, por tráfico de droga no Bairro da Pasteleira, informou a Procuradoria-Geral Regional do Porto (PGRP).