AMP avança com dois milhões de euros para obras no Coliseu do Porto

AMP avança com dois milhões de euros para obras no Coliseu do Porto
| Porto
Porto Canal/Agências

A Área Metropolitana do Porto (AMP) aprovou esta sexta-feira, por unanimidade, a comparticipação nas obras de reabilitação do Coliseu do Porto, e também na futura academia da Associação de Futebol do Porto (AFP), investimentos que, no conjunto, estarão nos sete milhões de euros.

Relativamente ao Coliseu, o presidente da AMP, Eduardo Vítor Rodrigues, disse à Lusa que a participação decorre da condição deste organismo enquanto associado da Associação Amigos do Coliseu, que conta ainda com o Ministério da Cultura e a Câmara do Porto.

"Se fizermos uma divisão simples, que ainda vai ser negociada, porque acreditamos que o Estado possa entrar com capital suplementar, estamos sempre a falar na casa de um terço dos seis milhões que estão previstos para reabilitar a infra-estrutura [do Coliseu], portanto, cerca de dois milhões de euros, disse à Lusa Eduardo Vítor Rodrigues.

O também presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia acrescentou que, agora, será feita a candidatura a fundos europeus, e que a intenção é manter o Coliseu na esfera pública, "sem ter que ir à solução um bocadinho mais polémica, que era a solução da concessão". "Dessa forma, fica respeitada a vontade do presidente da Câmara do Porto [Rui Moreira], e a vontade – acho que de toda a região – que preferiria ter o equipamento no âmbito público do que num âmbito concessionado", acrescentou o presidente da AMP.

No dia 9 de Outubro, o presidente da Associação Amigos do Coliseu do Porto, Miguel Guedes, anunciou que as obras mais imediatas de substituição do telhado do edifício iriam arrancar em Novembro e ser concluídas em Janeiro.

+ notícias: Porto

Escola Alexandre Herculano vence prémio de reabilitação

O Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2024, entregue na Casa da Arquitetura, em Matosinhos, na quarta-feira à noite, distinguiu este ano dez obras de intervenção.

Associação de ucranianos denuncia vandalismo e insultos durante exposição no Porto

A Associação dos Ucranianos em Portugal (ACP) denunciou esta quinta-feira atos de vandalismo contra uma exposição sobre a Ucrânia no Porto e insultos “relacionados com a imigração”, dirigidos aos organizadores e participantes.

“Vamos passar cá esta noite. Resistindo". Alunos exigem que Universidade do Porto corte relações com Israel

O Grupo de Estudantes em Defesa da Palestina no Porto está a ocupar o campus da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (UP). Juntaram-se dezenas de estudantes na ação que reivindica uma posição “firme” das instituições de ensino superior da cidade contra os acontecimentos na Palestina.