Como vai evoluir o mau tempo nas próximas horas?

Como vai evoluir o mau tempo nas próximas horas?
Lusa
| País
Porto Canal

Como o Porto Canal noticiou, a partir desta quarta-feira, a situação meteorológica em Portugal Continental vai agravar-se, intensificando-se no dia seguinte, quinta-feira, devido à chegada de uma nova depressão: a Aline.

Em entrevista ao Porto Canal, o meteorologista do Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA), Jorge Ponte, confirmou que “a superfície frontal fria” já chegou à região do Norte do país, prevendo-se “chuva por vezes forte nas próximas horas, que pode ser acompanhada por trovada e também algumas rajadas de vento de 80 a 90 km/hora”.

“A chuva deverá diminuir durante a noite, mas depois regressará na manhã de quinta-feira”, acrescentou o especialista.

A depressão Aline atravessa Portugal Continental na manhã desta quinta-feira. No distrito do Porto, ao contrário do que se prevê em outras zonas do território nacional, “o vento deverá ser mais fraco, mas com a precipitação por vezes forte”.

A previsão meteorológica aponta também para um agravamento da agitação marítima na costa ocidental de Portugal Continental já a partir desta quinta-feira pelas 0h00. O alerta estende-se até às 12 horas de sexta-feira.

Segundo informa a Autoridade Marítima Nacional (AMN), em comunicado de imprensa, a agitação marítima “poderá atingir os seis metros e uma altura máxima de 11 metros”.

Por isso, a AMN e a Marinha Portuguesa recomendam à comunidade marítima e população em geral “reforçar a amarração e manter a vigilância apertada das embarrações atracadas e fundeadas; evitar passeios juntos ao mar, ou em zonas expostas à agitação marítima; e não praticar a atividade de pesca lúdica”.

Depressão desloca-se “a uma velocidade considerável”

Segundo o meteorologista, a Aline desloca-se “a uma velocidade considerável”, logo calcula-se que “a meio ou final da tarde a depressão já tenha cruzado” Portugal Continental, por isso haverá uma “melhoria do estado do tempo”.

Contudo, “na região Litoral, Norte e Centro ainda haverão aguaceiros, por vezes fortes, podendo, ocasionalmente, haver granizo, acompanhado com uma descida de temperatura e um aumento da intensidade do vento na faixa costeira com rajadas que podem chegar aos 70 km/h”.

Esta situação meteorológica vai alargar-se ao longo do dia de sexta-feira. Todavia, “a partir da tarde, o vento e a precipitação vão diminuir”, completa Jorge Ponte.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) sugeriu esta quarta-feira à população que evitem deslocações desnecessárias na quinta-feira, devido às condições meteorológicas adversas, provocadas pela depressão Aline.

Porto Canal

Autoridade Marítima Nacional

“Há risco de haver inundações” no Norte do país

Questionado sobre as previsões de inundações para o norte do País, o meteorologista evidência que é difícil fazer esses cálculos, uma vez que depende de onde ocorrerem “os picos de precipitação”. Contudo, “nessa região, há potencial para caírem elevadas quantidades de precipitação num curto espaço de tempo”, portanto, “há risco, evidentemente, de haver inundações”.

Neste momento, o distrito do Porto encontra-se sob aviso amarelo por causa do vento e sob aviso laranja devido à precipitação.

O metrologista admite que “existe a possibilidade de haver avisos vermelhos”, algo que, neste momento, não é possível de confirmar, apenas vai sê-lo mediante “o acompanhar da situação”.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

 

Deslocações desnecessárias são de evitar

“Relativamente às deslocações, aquelas que forem possíveis de evitar deverão ser evitadas amanhã [quinta-feira]. Naturalmente, as questões relacionadas com os aspetos laborais devem ser vistas com as respetivas entidades patronais, caso a caso”, revelou à Lusa, o segundo comandante da ANEPC, Miguel Cruz, em conferência de imprensa, que decorreu na manhã desta quarta-feira.

+ notícias: País

Rui Moreira vai ser o próximo embaixador de Portugal na OCDE

O ex-presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, vai ser o próximo embaixador de Portugal na Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE), adiantou à Lusa fonte do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE).

PM vai apresentar “na próxima semana” PTRR a Seguro e conta com “todos os partidos”

O primeiro-ministro afirmou esta sexta-feira que deverá apresentar “na próxima semana” as linhas gerais do PTRR ao Presidente da República eleito, António José Seguro, e disse esperar contar com “todos os partidos” para o seu desenho e aprovação.

IL, Livre e PCP apontam insuficiências ao plano apresentado pelo Governo

IL, Livre e PCP apontaram insuficiências às linhas gerais do programa “Portugal Transformação, Recuperação e Resiliência” (PTRR) apresentado esta sexta-feira pelo Governo para responder ao temporal, nomeadamente a repetição de planos já anunciados.