Ainda não é desta que Metro do Porto chega ao sul de Gaia

| Norte
Porto Canal

A Metro do Porto vai aumentar a rede, mas ainda não é desta que o metro vai chegar aos municípios a sul de Gaia.

O presidente da Área Metropolitana do Porto, Eduardo Vítor Rodrigues, diz que essa expansão não é uma prioridade, uma posição contrariada pelo autarca de Santa Maria da Feira.

Na passada sexta-feira foram anunciadas as quatro novas linhas do Metro do Porto:

- Nova linha Maia II: Roberto Frias - Parque Maia - Aeroporto
- Nova linha Trofa: ISMAI - Muro - Trofa (Paradela)
- Nova linha Gondomar II: Dragão - Souto
- Nova linha São Mamede Infesta: IPO - Estádio do Mar

A rede aumenta mais 38 estações e pelo menos 37 quilómetros mas esta expansão não chegará ao sul de Vila Nova de Gaia. Para Eduardo Vítor Rodrigues, a expansão a sul da cidade não é uma prioridade e aponta outras opções.

Como tal, o Metro chegar a Santa Maria da Feira continuará a ser uma realidade distante. Para o presidente da autarquia, Emídio Sousa, esta expansão é “urgente”.

Para o edil, a solução para a falta de ligação mais a sul da Área Metropolitana do Porto poderá passar pelo metrobus ou pela criação de uma nova linha ferroviária.

+ notícias: Norte

PS Matosinhos contratou empresa responsável pelas paragens de autocarro para a campanha eleitoral

Dreammedia instalou oudoors de Luísa Salgueiro para a campanha eleitoral das últimas Eleições Autárquicas para a Câmara de Matosinhos.

Câmara de Matosinhos obrigou anterior concessionário a desmontar abrigos dos passageiros em abril de 2025

São novos desenvolvimentos, agora revelados pelo Porto Canal, sobre a polémica à volta da desmontagem das paragens de autocarro em Matosinhos.

A Câmara de Matosinhos obrigou a anterior concessionária do mobiliário urbano a retirar os abrigos dos passageiros em abril do ano passado.

O Porto Canal teve ainda acesso a fotografias que mostram que a empresa responsável pela instalação das paragens de autocarro foi contratada para a campanha eleitoral de Luísa Salgueiro.

Menezes contra criação de centro cardíaco no Porto que “esvazia” Gaia

O presidente da Câmara de Gaia considerou esta quinta-feira como “muito preocupante e grave” a intenção de se criar um centro de cirurgia cardíaca no Hospital Santo António, no Porto, “esvaziando” aquele serviço do Hospital de Gaia com “propostas mais atrativas”.