Ainda não é desta que Metro do Porto chega ao sul de Gaia

| Norte
Porto Canal

A Metro do Porto vai aumentar a rede, mas ainda não é desta que o metro vai chegar aos municípios a sul de Gaia.

O presidente da Área Metropolitana do Porto, Eduardo Vítor Rodrigues, diz que essa expansão não é uma prioridade, uma posição contrariada pelo autarca de Santa Maria da Feira.

Na passada sexta-feira foram anunciadas as quatro novas linhas do Metro do Porto:

- Nova linha Maia II: Roberto Frias - Parque Maia - Aeroporto
- Nova linha Trofa: ISMAI - Muro - Trofa (Paradela)
- Nova linha Gondomar II: Dragão - Souto
- Nova linha São Mamede Infesta: IPO - Estádio do Mar

A rede aumenta mais 38 estações e pelo menos 37 quilómetros mas esta expansão não chegará ao sul de Vila Nova de Gaia. Para Eduardo Vítor Rodrigues, a expansão a sul da cidade não é uma prioridade e aponta outras opções.

Como tal, o Metro chegar a Santa Maria da Feira continuará a ser uma realidade distante. Para o presidente da autarquia, Emídio Sousa, esta expansão é “urgente”.

Para o edil, a solução para a falta de ligação mais a sul da Área Metropolitana do Porto poderá passar pelo metrobus ou pela criação de uma nova linha ferroviária.

+ notícias: Norte

Associação de Informática do Centro em Coimbra pode ser transformada em empresa intermunicipal

A direção da Associação de Informática da Região Centro (AIRC) deverá apresentar uma proposta no primeiro semestre de 2025 para transformação em empresa intermunicipal para poder ser competitiva na atração de trabalhadores especializados, afirmou o seu presidente.

Nova plataforma TVDE exclusiva para mulheres operacional nos próximos dias

A Pinker, nova plataforma TVDE que irá ficar operacional nos próximos dias, pretende dar segurança às mulheres quando pedem um veículo, que será conduzido exclusivamente por mulheres, disse à Lusa a fundadora do projeto Mónica Faneco.

PSD de Matosinhos apresenta nova queixa à PSP por destruição de outdoors

A Comissão política do PSD de Matosinhos, apresentou, esta segunda-feira, mais uma queixa contra desconhecidos pela vandalização e corte de lonas expostas em outdoors, de acordo com o comunicado às redações.