Exército israelita anuncia trégua na rota de norte para sul de Gaza

Exército israelita anuncia trégua na rota de norte para sul de Gaza
| Mundo
Porto Canal / Agências

O exército israelita anunciou esta segunda-feira uma trégua até ao fim da manhã nos bombardeamentos contra os corredores de fuga entre o norte e o sul da Faixa de Gaza.

As forças israelitas “abster-se-ão de atacar os eixos demarcados entre as 8h00 [locais, 6h00 em Portugal continental] e as 12h00 [10h00]”, declarou o porta-voz do exército, Avichay Adraee, nas redes sociais.

“Para vossa própria segurança, aproveitem este curto espaço de tempo para se deslocarem do norte e da cidade de Gaza para o sul”, acrescentou, citado pela agência francesa AFP.

Noutra declaração, o exército disse que tinha designado duas rotas para a população se dirigir para o sul da Faixa de Gaza.

Israel apelou aos cerca de 1,1 milhões de residentes do norte de Gaza, cerca de metade da população do território, para fugirem para sul.

O objetivo é atacar o norte da cidade de Gaza para destruir o centro de operações do movimento islamita Hamas, que matou mais de 1.400 pessoas em Israel em 07 de outubro.

Desde o ataque sem precedentes, Israel tem bombardeado a Faixa de Gaza, matando mais de 2.600 pessoas, segundo as autoridades locais.

A ONU calcula que a guerra entre Israel e o Hamas provocou mais de um milhão de deslocados na Faixa de Gaza desde 7 de outubro.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.