Encontrados mortos realizador iraniano Dariush Mehrjui e mulher

Encontrados mortos realizador iraniano Dariush Mehrjui e mulher
| Mundo
Porto Canal / Agências

O realizador iraniano Dariush Mehrjui e a mulher foram mortos à facada, em casa, por um desconhecido, informou a imprensa estatal do país.

A agência oficial de notícias iraniana IRNA afirmou, citando um funcionário judicial Hossein Fazeli, que Mehrjui e a mulher, Vahideh Mohammadifar, foram encontrados mortos com ferimentos de faca no pescoço.

Fazeli disse que a filha do diretor, Mona Mehrjui, encontrou os corpos quando foi visitar os pais, no sábado à noite, em casa, num subúrbio a cerca de 30 quilómetros a oeste de Teerão.

As autoridades estão a investigar e não avançaram um motivo, embora a mulher do realizador tinha denunciado uma ameaça feita nas redes sociais, nas últimas semanas.

Mehrjui, de 83 anos, era conhecido como cofundador da nova vaga cinematográfica iraniana no início dos anos de 1970, centrada principalmente no realismo.

Recebeu muitos prémios, incluindo em 1998 um Hugo de Prata no Festival Internacional de Cinema de Chicago, e em 1993, uma Concha de Ouro no Festival Internacional de Cinema de San Sebastián.

Mehrjui estudou cinema da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, no início dos anos de 1960.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.