Israel: Borrell considera ordem israelita de retirada de Gaza "totalmente impossível"

Israel: Borrell considera ordem israelita de retirada de Gaza "totalmente impossível"
| Mundo
Porto Canal / Agências

O chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell, afirmou, este sábado, que a ordem israelita para retirar mais de um milhão de pessoas do norte de Gaza num único dia era "totalmente impossível de implementar".

Na sexta-feira, Israel ordenou a retirada de "todos os civis" da cidade de Gaza para o sul, no prazo de 24 horas, antes de uma ofensiva terrestre contra o movimento islamita Hamas, em retaliação ao ataque mais mortífero da história de Israel, há exatamente uma semana.

Aquele prazo terminou às 04h00 (hora de Lisboa).

"Enquanto representante da posição oficial da União Europeia, afirmo que a ordem de evacuação é totalmente, totalmente impossível de aplicar", afirmou Borrell numa conferência de imprensa no último dia da sua visita de três dias a Pequim.

"Imaginar que um milhão de pessoas podem ser deslocadas em 24 horas, numa situação como a de Gaza, só pode resultar numa crise humanitária", acrescentou.

Na sexta-feira, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse ao primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, que a Europa estava "ao lado de Israel", que tem "o direito de se defender" face às "atrocidades cometidas pelo Hamas".

Josep Borrell também sublinhou que Israel tem obrigações ao abrigo do direito internacional.

"A posição é clara", afirmou Borrell. "Defendemos o direito de Israel a defender-se (...). Mas, como qualquer direito, tem um limite. E esse limite é o direito internacional".

O Hamas lançou no sábado passado um ataque surpresa contra Israel com o lançamento de milhares de foguetes e a incursão de milicianos armados por terra, mar e ar.

Em resposta, Israel bombardeou a partir do ar várias infraestruturas do Hamas na Faixa de Gaza e impôs um cerco total ao território com corte de abastecimento de água, combustível e eletricidade.

Os ataques já provocaram milhares de mortos e feridos nos dois territórios.

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, afirmou que Israel está "em guerra" com o Hamas, no poder em Gaza desde 2007 e considerado uma organização terrorista pelos Estados Unidos, UE e Israel, bem como por outros países.

A Faixa de Gaza, um enclave pobre e pequeno, com 2,3 milhões de habitantes, há vários anos sob um bloqueio terrestre, está agora sob cerco, com o abastecimento de água, eletricidade e alimentos cortado por Israel.

Josep Borrell afirmou que a única estratégia viável a longo prazo é a criação de um Estado palestiniano independente e reconhecido internacionalmente.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.