“Estamos a falar de obras de cerca de mais mil milhões de euros”, afirma Duarte Cordeiro sobre novas linhas da Metro do Porto

| Porto
Porto Canal

Esta sexta-feira fica marcada pelo lançamento do Concurso Público Internacional para a execução de anteprojetos e desenvolvimento dos estudos de impacto ambiental de quatro novas linhas da Metro do Porto.

Em causa estão os traçados Gondomar II (Dragão - Souto), ISMAI - Muro - Trofa (Paradela), Maia II (Roberto Frias - Parque Maia - Aeroporto) e São Mamede (IPO - Estádio do Mar).

O Ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, que marcou presença na cerimónia de lançamento no Auditório Municipal de Gondomar, destaca o papel da Metro do Porto “ter dado este sinal” de expansão das novas linhas e defende que têm “claramente que acelerar” a execução dos projetos.

“No total estamos a falar de obras de cerca de mais mil milhões de euros”, revela o ministro do Ambiente.

No que diz respeito ao número de passageiros, Duarte Cordeiro divulga que “as estimativas da Metro do Porto indicam que estas linhas vão transportar mais 24 milhões de passageiros e impedir cerca de oito mil e 900 toneladas de dióxido de carbono”.

De forma muito resumida, o ministro afirma que no Orçamento do Estado para 2024 “a visão de mobilidade rejeita que esgote os nossos recursos e, por isso, estamos a executar e temos comprometidos investimentos até 2030 de cerca de cinco mil milhões de euros nos transportes, na mobilidade e no conjunto destes investimentos”.

Já a finalizar o discurso, Duarte Cordeiro deixou uma promessa: “Vamos ser rápidos na concretização destes projetos”.

Conheça aqui as quatro novas linhas da Metro do Porto.

+ notícias: Porto

Câmara do Porto avança para a justiça. Litígio entre autarquia e comerciante do Bolhão 'aquece'

A Câmara do Porto apresentou queixa contra a presidente da associação Bolha de Água e comerciante de uma loja do Mercado do Bolhão por "comportamento difamatório, ofensivo e desrespeitoso" com a autarquia, funcionários e representantes.

Outubro traz primeiros voos ‘low cost’ entre Porto e Cabo Verde

Em vésperas de atingir o transporte de dez milhões de passageiros de e para Portugal, a EasyJet aposta em novos destinos e anuncia a estreia nas viagens entre Portugal e Cabo Verde.

Aliados abrem ao trânsito a tempo do São João e Linha Rosa fica pronta em julho de 2025

Foi através de abraços e palmas que vários elementos da obra da Linha Rosa da Metro do Porto festejaram a conclusão da escavação do primeiro túnel daquele traçado. Mas os automobilistas também têm motivos para festejar. Segundo o presidente do conselho de administração da Metro do Porto, a Avenida dos Aliados devem abrir a tempo das festividades do São João para o trânsito rodoviário e, no final do ano, desaparecerão todos os estaleiros de obra à superfície. Tiago Braga apontou ainda o arranque da operação daquela linha para junho de 2025.