“Estamos a falar de obras de cerca de mais mil milhões de euros”, afirma Duarte Cordeiro sobre novas linhas da Metro do Porto
Porto Canal
Esta sexta-feira fica marcada pelo lançamento do Concurso Público Internacional para a execução de anteprojetos e desenvolvimento dos estudos de impacto ambiental de quatro novas linhas da Metro do Porto.
Em causa estão os traçados Gondomar II (Dragão - Souto), ISMAI - Muro - Trofa (Paradela), Maia II (Roberto Frias - Parque Maia - Aeroporto) e São Mamede (IPO - Estádio do Mar).
O Ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, que marcou presença na cerimónia de lançamento no Auditório Municipal de Gondomar, destaca o papel da Metro do Porto “ter dado este sinal” de expansão das novas linhas e defende que têm “claramente que acelerar” a execução dos projetos.
“No total estamos a falar de obras de cerca de mais mil milhões de euros”, revela o ministro do Ambiente.
No que diz respeito ao número de passageiros, Duarte Cordeiro divulga que “as estimativas da Metro do Porto indicam que estas linhas vão transportar mais 24 milhões de passageiros e impedir cerca de oito mil e 900 toneladas de dióxido de carbono”.
De forma muito resumida, o ministro afirma que no Orçamento do Estado para 2024 “a visão de mobilidade rejeita que esgote os nossos recursos e, por isso, estamos a executar e temos comprometidos investimentos até 2030 de cerca de cinco mil milhões de euros nos transportes, na mobilidade e no conjunto destes investimentos”.
Já a finalizar o discurso, Duarte Cordeiro deixou uma promessa: “Vamos ser rápidos na concretização destes projetos”.