MAI nega que comandos da PSP de Porto e Lisboa estejam sem comandantes

MAI nega que comandos da PSP de Porto e Lisboa estejam sem comandantes
| País
Porto Canal / Agências

O ministro da Administração Interna negou esta quarta-feira que os comandos metropolitanos de Lisboa e Porto da Polícia de Segurança Pública estejam sem comandantes como denunciou na quarta-feira a Associação Sindical dos Profissionais da Polícia.

“Os comandos metropolitanos de Lisboa e Porto têm comandantes que estão no exercício de funções em substituição daqueles que foram desempenhar funções na direção nacional. No momento oportuno tomarão posse”, disse aos jornalistas José Luís Carneiro, à margem da cerimónia de celebração do contrato de aquisição de 81 veículos florestais de combate aos incêndios previsto no Plano de Recuperação e Resiliência.

O ministro foi questionado pelos jornalistas depois da Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP/PSP) ter lamentado que os comandos metropolitanos de Lisboa e Porto da PSP, os dois maiores do país, estarem sem comandantes, apesar de já terem sido nomeados há um mês.

O governante sustentou que “não faltará muitos dias para que tomem posse” os novos comandantes, que “entrarão em funções assim que formalmente tenham autorização” para que possam ter o estatuto de superintendente chefe.

“Têm de ter autorização nomeadamente de despesa para efeitos de desempenho de funções como superintendentes chefes, que é categoria profissional para assumir funções de comando”, disse.

O presidente da ASPP, Paulo Santos, considerou que a situação é mais grave em Lisboa, o maior comando do país, uma vez que o número dois está de férias.

As mudanças do comando metropolitano de Lisboa e Porto da PSP surgem após José Barros Correia ter tomado posse como novo diretor da Polícia Segurança Pública e ter escolhido Paulo Pereira, ex-comandante de Lisboa, como inspetor nacional, e Paula Peneda, ex-comandante do Porto, como diretora nacional adjunta de recursos humanos, que tomaram posse a 22 de setembro.

A 8 de setembro, Pedro Neto Gouveia é nomeado para comandante do Comando Metropolitano do Porto da PSP e Fiães Fernandes é nomeado dois dias depois para comandante do Comando Metropolitano de Lisboa da Polícia de Segurança Pública.

+ notícias: País

Turismo português no Brasil cresce 13,8% nos primeiros quatro meses do ano

O número de portugueses que visitaram o Brasil nos primeiros quatro meses do ano cresceu 13,8% em comparação com o mesmo período de 2023, indicaram as autoridades brasileiras.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.