Câmara da Maia reuniu com o Governo para colocar um ponto final no problema da VCI
Catarina Cunha
Em entrevista exclusiva ao Porto Canal, o presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira disse que “os municípios vizinhos não parecem estar particularmente preocupados”, quanto ao aumento do tráfego na Via de Cintura Interna (VCI). O Porto Canal questionou o Município da Maia, que defendeu por escrito que "o Dr. Rui Moreira não se estava a referir à Maia", visto que a cidade tem estado “empenhada na solução do problema” e na “correção de injustiças”, sobretudo no que toca à Circular Externa do Porto – vulgarmente conhecida como CREP.
A autarquia justifica que “tem estado na linha da frente” contra a decisão de colocação de pórticos na CREP, por causa das “consequências” que a medida representa “para a mobilidade da região”.
Como tal, no passado mês de julho, o Município esteve reunido em Lisboa com o ministro das Infraestruturas, João Galamba, “para lhe solicitar que ordenasse a resolução do problema”. “O senhor ministro mostrou-se interessado” e “prometeu estudar” o caso, destaca.
António Silva Tiago, presidente da Câmara Municipal do Porto
A autarquia conta também que o ministro revelou-se “preocupado com a perda de receita da IP (Infraestruturas de Portugal), o que não deixa de ser um sinal muito preocupante quanto à prioridade que a tutela atribui ao problema da VCI”.
A Câmara Municipal acrescenta ainda que a ideia de “construir circulares exteriores, portajá-las e continuar a permitir vias livre, em direção ao centro de grandes cidades é muito pouco inteligente” e, principalmente, “um enorme desperdício de recursos”.
Recorde-se que, no final do mês passado, o autarca de Gondomar, Marco Martins, em entrevista exclusiva ao Porto Canal, comentou que também tem apresentado soluções para este ‘quebra-cabeças’.
Soluções para a mobilidade da Área Metropolitana do Porto
Por causa do ‘boom’ de trânsito na VCI, foi criado em 2021 um grupo de trabalho integrado pela Câmara Municipal do Porto, Matosinhos e Maia, e a IP, para encontrarem pontos de melhoria para aquela estrada.
A autarquia maiata recorda três das propostas apresentadas que, aliás, constam do relatório final e ainda permanecem na ‘gaveta’, por falta de resposta do Governo.
Relativamente à CREP, o concelho entende que “de forma a garantir a equidade territorial, deverá ser elaborado, com a celeridade possível, um estudo que avalie a remoção de pórticos entre a Autoestrada A28 e a Autoestrada A3, nomeadamente os pórticos localizados entre a Estrada Nacional 13 e a Estrada Nacional 14”.
Esta hipótese, “tem que fazer parte da solução para a VCI”, vinca o Município, completando que ao excluir a “remoção dos pórticos da A41, qualquer solução que venha a ser implementada será pífia e não resolverá o problema a contento dos interesses da mobilidade geral da região”.
O Município apresentou também “esquemas para a implementação de três novos nós de ligação à rede de alta prestação da Área Metropolitana do Porto: Ligação da A28 ao IC1, melhorando o acesso ao Centro de Logística de Cargas Aérea do Aeroporto Internacional Francisco Sá Carneiro; A41 ao IC24, potenciando uma melhor ligação à Área de Acolhimento Empresarial Maia II; A3 ao IP1, permitindo uma melhoria na acessibilidade das empresas e população em geral”. É ainda sugerida “a reformulação do nó da A3 com a estrada da Circunvalação”.
Reveja aqui a entrevista exclusiva de Rui Moreira ao Porto Canal.
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