Sporting multado por comentário racista de Carlos Xavier a Taremi

Sporting multado por comentário racista de Carlos Xavier a Taremi
| Desporto
Porto Canal

O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) multou o Sporting em 15 mil euros. Em causa estão as declarações racistas de Carlos Xavier, antigo jogador do Sporting, sobre Mehdi Taremi, jogador do FC Porto.

“Dá dois amarelos ao muçulmano que quando veio para Portugal não sabia nadar e até já sabe mergulhar, isso é impressionante”, afirmou o comentador da Sporting TV ao analisar um comunicado da SAD leonina “em nome da urgência de ação necessária para a recuperação da imagem do futebol português”.

A condenação às palavras do ex-atleta não se fez esperar, tendo a própria federação iraniana criticado “as declarações racistas feitas contra um jogador empenhado e leal, por uma pessoa que é, ela própria, membro da família do futebol mundial".

Também a Amnistia Internacional de Portugal expressou a sua admiração por Mehdi Taremi, "pelo exemplo que foi e que tem sido", em matéria da defesa de direitos Humanos e alertou para a necessidade de os comentadores e os analistas televisivos "elevarem a sua linguagem, dada a responsabilidade que têm ao poderem apelar à paz e ao respeito, direta ou indiretamente".

Já a associação SOS Racismo repudiou as declarações do comentador sportinguista, tendo comunicado ao Porto Canal que iam encaminhar o vídeo em causa para a Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial.

Carlos Xavier acabaria por emitir um pedido de desculpas, afirmando ter “amigos de todas as cores”. "Peço desculpa ao Taremi, a quem chamei de muçulmano. Só me quis referir à forma como joga, porque, fora de campo, é um jogador que estimo muito. Tenho uma grande consideração por ele e pelo trabalho que faz pelo seu país", acrescentou.

O comentador confessou não querer “usar palavras xenófobas ou racistas, quando tenho amigos de todas as cores e de todas as religiões".

+ notícias: Desporto

Telmo Pinto: “É no topo que queremos permanecer”

A uma derrota com o Noia em que era preciso “controlar melhor certos momentos”, segue-se uma oportunidade de os campeões nacionais de hóquei em patins voltarem “às vitórias” em Viana (domingo, 19h30, Porto Canal) frente a uma equipa que “já venceu a Oliveirense”. Telmo Pinto assume por isso que, diante da Juventude, terá de se apresentar um FC Porto “ao melhor nível”: “Temos de impor o nosso jogo e o nosso ritmo para não sermos surpreendidos”.

Daniel Chaves: “Vamos ser um Porto a querer jogar à Porto”

É tempo de voltar a apontar o foco à Taça de Portugal, pois a 3.ª eliminatória reserva uma difícil receção ao primodivisionário Marítimo (domingo, 11h00, Porto Canal), no Olival e com entrada livre.

Samu faz o golo do empate em Famalicão

Samu Aghehowa empatou o encontro em Famalicão, com um golo aos 52 minutos de jogo.