Sporting multado por comentário racista de Carlos Xavier a Taremi

Sporting multado por comentário racista de Carlos Xavier a Taremi
| Desporto
Porto Canal

O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) multou o Sporting em 15 mil euros. Em causa estão as declarações racistas de Carlos Xavier, antigo jogador do Sporting, sobre Mehdi Taremi, jogador do FC Porto.

“Dá dois amarelos ao muçulmano que quando veio para Portugal não sabia nadar e até já sabe mergulhar, isso é impressionante”, afirmou o comentador da Sporting TV ao analisar um comunicado da SAD leonina “em nome da urgência de ação necessária para a recuperação da imagem do futebol português”.

A condenação às palavras do ex-atleta não se fez esperar, tendo a própria federação iraniana criticado “as declarações racistas feitas contra um jogador empenhado e leal, por uma pessoa que é, ela própria, membro da família do futebol mundial".

Também a Amnistia Internacional de Portugal expressou a sua admiração por Mehdi Taremi, "pelo exemplo que foi e que tem sido", em matéria da defesa de direitos Humanos e alertou para a necessidade de os comentadores e os analistas televisivos "elevarem a sua linguagem, dada a responsabilidade que têm ao poderem apelar à paz e ao respeito, direta ou indiretamente".

Já a associação SOS Racismo repudiou as declarações do comentador sportinguista, tendo comunicado ao Porto Canal que iam encaminhar o vídeo em causa para a Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial.

Carlos Xavier acabaria por emitir um pedido de desculpas, afirmando ter “amigos de todas as cores”. "Peço desculpa ao Taremi, a quem chamei de muçulmano. Só me quis referir à forma como joga, porque, fora de campo, é um jogador que estimo muito. Tenho uma grande consideração por ele e pelo trabalho que faz pelo seu país", acrescentou.

O comentador confessou não querer “usar palavras xenófobas ou racistas, quando tenho amigos de todas as cores e de todas as religiões".

+ notícias: Desporto

FC Porto: Treino matinal a pensar na última jornada da Liga

O FC Porto voltou a trabalhar nesta quinta-feira no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, onde deu início à preparação para o jogo com o SC Braga (sábado, 20h30, Sport TV), no Estádio Municipal de Braga, a contar para a 34.ª e última jornada do campeonato.

Na mira da justiça. Dirigentes do Benfica suspeitos de desvio de 6 milhões de euros 

O Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) e a Polícia Judiciária (PJ) têm fortes suspeitas de que o ex-líder das ‘Águias’ Luís Filipe Vieira, juntamente com Rui Costa, o antigo administrador da SAD dos encarnados, Domingos Soares Oliveira e o ex-assessor jurídico, Paulo Gonçalves, terão encetado, entre 2014 e 2020, um alegado plano para desviar cerca de seis milhões de euros dos cofres da Benfica SAD, através de contratos de intermediação de jogadores falsos.

Pinto da Costa diz que "o campeonato se decidiu em três sítios"

Jorge Nuno Pinto da Costa diz que há três jogos que definem o campeonato deste ano. O presidente do FC Porto falou esta segunda-feira ao Jornal 'O Jogo'.