Ministério da Cultura sem condições para classificar centro comercial STOP como espaço de interesse cultural

| Porto
Porto Canal

Na reunião pública do executivo da Câmara do Porto, realizada esta segunda-feira, Rui Moreira revelou que o Ministério da Cultura não tem condições para classificar o Centro Comercial STOP como espaço de interesse cultural.

Questionado por Maria Manuel Rola, deputada do Bloco de Esquerda, quanto à classificação do espaço que havia sido levantada na última assembleia municipal, o edil portuense afirmou que já falou com Pedro Adão e Silva sobre este tema.

“O senhor Ministro da Cultura indicou-me que não há condições por parte do Ministério para promover essa classificação”, avançou Rui Moreira, acrescentando que conversou com Pedro Adão e Silva sobre a conveniência de estabelecer contacto com o Ministério da Economia e com o secretário de Estado do Comércio e Turismo, de modo a estabelecer uma “forma de classificação diferente que abrangesse todos os centros comerciais de primeira geração”.

Segundo o presidente da autarquia, para o ministro não existem "condições por parte do Ministério da Cultura para promover essa classificação", não por falta de vontade política, mas por ser "uma impossibilidade legal".

Recorde-se que o STOP se vai manter em funcionamento por tempo indeterminado na sequência de uma providência cautelar interposta pelos proprietários à decisão da câmara de encerrar o edifício.

+ notícias: Porto

Câmara de Gaia fez várias reuniões com consórcio antes de votar mudanças no TGV esta quinta-feira

A Câmara de Gaia fez "diversas reuniões" com o consórcio LusoLav antes de votar esta quinta-feira alterações à linha de alta velocidade no concelho e à ponte sobre o Douro, desconhecidas da Infraestruturas de Portugal (IP) e Câmara do Porto.

Câmara do Porto desconhecia proposta de construção de duas pontes no âmbito do TGV

A Câmara do Porto não tinha conhecimento da proposta de abandonar a solução de uma ponte rodoferroviária sobre o Douro para a linha de alta velocidade e passar para duas, apresentada pelo consórcio LusoLav, disse fonte oficial à Lusa.

GNR com data extra no Porto nos concertos de celebração dos 45 anos de carreira

Os concertos de celebração dos 45 anos de carreira dos GNR incluem mais uma data no Coliseu do Porto, em 19 de outubro, foi esta quinta-feira anunciado.