Ministério da Cultura sem condições para classificar centro comercial STOP como espaço de interesse cultural

| Porto
Porto Canal

Na reunião pública do executivo da Câmara do Porto, realizada esta segunda-feira, Rui Moreira revelou que o Ministério da Cultura não tem condições para classificar o Centro Comercial STOP como espaço de interesse cultural.

Questionado por Maria Manuel Rola, deputada do Bloco de Esquerda, quanto à classificação do espaço que havia sido levantada na última assembleia municipal, o edil portuense afirmou que já falou com Pedro Adão e Silva sobre este tema.

“O senhor Ministro da Cultura indicou-me que não há condições por parte do Ministério para promover essa classificação”, avançou Rui Moreira, acrescentando que conversou com Pedro Adão e Silva sobre a conveniência de estabelecer contacto com o Ministério da Economia e com o secretário de Estado do Comércio e Turismo, de modo a estabelecer uma “forma de classificação diferente que abrangesse todos os centros comerciais de primeira geração”.

Segundo o presidente da autarquia, para o ministro não existem "condições por parte do Ministério da Cultura para promover essa classificação", não por falta de vontade política, mas por ser "uma impossibilidade legal".

Recorde-se que o STOP se vai manter em funcionamento por tempo indeterminado na sequência de uma providência cautelar interposta pelos proprietários à decisão da câmara de encerrar o edifício.

+ notícias: Porto

Entre rabiscos e aguarelas, o diário gráfico de Vasco Mota faz uma viagem pelo Porto

Após escolher o local, Vasco Mota senta-se no seu “banquinho”, abre o diário gráfico e coloca ao seu lado, os pincéis e a tábua de aguarelas. Sem pressa, começa a desenhar e deixa que as linhas se entrelacem com a vida que pulsa à sua volta. O Porto, com as suas ruas e detalhes únicos, é o seu maior campo de exploração. O urban sketching, que começou por ser uma diversão, tornou-se na sua principal ocupação, através do projeto "Rabiscar o Porto", hoje apoiado pela Ágora.

Retomadas buscas por desaparecidos no incêndio em pensão no Porto 

O Regimento de Sapadores Bombeiros do Porto (RSB) e a Polícia Municipal estão a efetuar buscas para encontrar desaparecidos na sequência do incêndio que deflagrou na quarta-feira numa pensão no centro histórico do Porto, indicaram várias fontes esta sexta-feira.

Burger King abre segunda-feira no lugar do emblemático Café do Embaixador 

O novo restaurante da cadeia Burger King, previsto para o lugar do Café Embaixador, na baixa do Porto, vai abrir portas às 11h30 da próxima segunda-feira, informou a empresa ao Porto Canal.