Zelensky agradece apoio militar europeu durante cimeira em Granada

| Mundo
Porto Canal/Agências

O Presidente ucraniano, Volodymir Zelenski, agradeceu o apoio militar europeu e informou sobre os progressos da contraofensiva da Ucrânia durante a cimeira da Comunidade Política Europeia, que decorre em Granada, Espanha, noticiou a EFE.

"Informei Charles Michel (presidente do Conselho Europeu) sobre os progressos da nossa contraofensiva e sobre as necessidades prioritárias da Ucrânia em matéria de defesa", afirmou Zelenski na sua conta na rede social X (ex-Twitter).

O chefe de Estado ucraniano recordou que a Ucrânia pode contar com uma "assistência militar adicional" já prometida pela União Europeia (UE) e por alguns Estados-membros e com um "apoio estável" a Kiev por parte do Fundo Europeu para a Paz.

Zelenski sublinhou a importância "simbólica e prática" da reunião informal dos ministros dos Negócios Estrangeiros da UE em Kiev, na segunda-feira, e agradeceu à UE o seu apoio contínuo à Ucrânia.

O presidente ucraniano e Charles Michel debateram também a chamada Fórmula de Paz apresentada pela Ucrânia para pôr termo à guerra e à retirada das tropas russas do seu território.

Michel e Zelenski analisaram ainda os "preparativos para a Cimeira Mundial da Paz", que a Ucrânia espera que obtenha o apoio à iniciativa de países de todos os continentes.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.