STCP vai fiscalizar carros estacionados em corredores BUS e paragens de autocarros no Porto 

STCP vai fiscalizar carros estacionados em corredores BUS e paragens de autocarros no Porto 
| Porto
Porto Canal/Agências

A Câmara do Porto discute na segunda-feira o reforço de competências da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) para fiscalizar carros estacionados em corredores BUS e em paragens de autocarros que estejam a condicionar o trânsito.

A proposta de revisão dos estatutos da STCP, a que a Lusa teve esta quarta-feira acesso e que será discutida em reunião do executivo, visa conceder à empresa competências de fiscalização do cumprimento das regras do Código da Estrada.

O objetivo é, desta forma, desincentivar o estacionamento de carros em locais que prejudicam e condicionam o normal funcionamento dos transportes públicos, refere.

As ações de fiscalização da STCP serão asseguradas em cooperação com a autarquia até ser atribuído aos trabalhadores da empresa funções de autoridade, nos termos da legislação em vigor, explicou à Lusa fonte da STCP.

Neste momento, 15 trabalhadores da STCP estão já a ser formados pela Empresa de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa (EMEL), revelou.

Para levar a cabo a fiscalização, a STCP terá até dois carros e quatro trabalhadores, assim como o município.

Contudo, além das viaturas e dos trabalhadores, a autarquia disponibilizará “a quantidade de bloqueadores considerada necessária e o acionamento de reboques para remover as viaturas em infração”, explicou ainda a empresa.

“As interrupções na circulação do transporte público causadas por situações de estacionamento indevido e os impactos que cria na regularidade do serviço e, por consequência na vida dos clientes, exigem o reforço de meios para fiscalizar o estacionamento nas vias com percursos de transporte público rodoviário e do elétrico”, vincou.

O município recordou, na proposta que vai a discussão, a existência de um protocolo de colaboração entre a STCP e a Câmara Municipal do Porto desde novembro de 2004, denominado Operação Via Livre, que visa já combater o estacionamento indevido nas vias reservadas ao transporte público, em paragens e em locais com maior dificuldade de circulação.

No âmbito desta parceria, a STCP cede os veículos e respetivos condutores e a autarquia, liderada pelo independente Rui Moreira, a equipa de fiscalização do estacionamento.

“Da experiência adquirida no Município do Porto e desde que o serviço foi relançado sob o lema ‘Juntos pela Mobilidade’ e até 2019, o resultado das ações implementadas traduziu-se numa média de 3.500 intervenções por ano (com duas viaturas até meados do ano 2014)”, sustenta.

O resultado dos anos 2020 e 2021 “decresceu significativamente” devido à situação pandémica e, em 2022, registaram-se 1.729 intervenções das quais resultaram cerca de 550 interrupções de serviço da STCP devido a estacionamento indevido, perfazendo o total de cerca de 470 horas de interrupção da circulação dos transportes, acrescentou.

Contudo, nos últimos anos, a intervenção das equipas da Operação Via Livre é menos eficiente devido à indisponibilidade de meios humanos, concluiu.

+ notícias: Porto

Burger King abre segunda-feira no lugar do emblemático Café Embaixador 

O novo restaurante da cadeia Burger King, previsto para o lugar do Café Embaixador, na baixa do Porto, vai abrir portas às 11h30 da próxima segunda-feira, informou a empresa ao Porto Canal.

Operação Natal da Metro do Porto começa a 30 de novembro

A operação no metro do Porto será reforçada a partir de 30 de novembro, dia em que na avenida dos Aliados ocorrerá a cerimónia de inauguração das luzes e da árvore de natal, seguida do concerto do cantor Fernando Daniel.

Encontrada terceira vítima mortal nos escombros de pensão que ardeu no Porto

Os restos mortais de uma terceira vítima do incêndio que destruiu uma pensão no Porto foram encontrados ao final da noite de sábado, confirmou à Lusa fonte dos Bombeiros Sapadores do Porto.