UE apoia reconstrução de Kiev com 20 mil milhões de euros 

| Mundo
Porto Canal

Kiev recebeu esta segunda-feira uma reunião histórica dos ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia. Um encontro surpresa, que serviu para preparar novas sanções contra a Rússia e continuar do apoio militar e financeiro à Ucrânia. A União Europeia vai apoiar a reconstrução do país com 20 mil milhões de euros, ao longo de quatro anos.

Esta segunda-feira foi dia de os estados-membro escreverem mais um capítulo na história da União Europeia. Pela primeira vez, os ministros dos Negócios Estrangeiros reuniram fora da fronteira dos 27, num país candidato, num país que vive em guerra.

A mensagem é clara: solidariedade e apoio à Ucrânia rumo ao alcance da paz.

O alto-representante para os Negócios Estrangeiros garante o apoio militar e financeiro contínuo e frisa o compromisso futuro de tornar a Ucrânia um Estado-Membro da União Europeia.

Portugal esteve representado por João Gomes Cravinho que aponta o consenso político quando o tema é apoiar a Ucrânia. O ministro adianta ainda que está a ser desenvolvido um fundo de apoio financeiro no valor de cinco mil milhões de euros por ano.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.