Turquia confirma a morte de dois terroristas em ataque a Ministério do Interior

Turquia confirma a morte de dois terroristas em ataque a Ministério do Interior
Lusa
| Mundo
Porto Canal/Agências

O Governo turco confirmou a morte dos dois terrotistas que atacaram este domingo o Ministério do Interior turco, em Ancara, um dos quais fez-se explodir e outro foi morto pelas forças de segurança turcas.

“Um dos dois terroristas, que carregavam bombas, fez-se explodir à porta do Ministério e o outro foi morto com um tiro na cabeça antes de ter oportunidade de fazer o mesmo”, declarou o ministro do Interior, Ali Yerlikaya, aos jornalistas.

O ministro turco acrescentou que dois polícias ficaram feridos e estão a receber cuidados médicos, mas não correm risco de morte.

Yerlikaya não atribuiu o ataque a qualquer grupo específico, apenas prometeu que o Governo continuará a lutar de forma decisiva contra “todos os tipos de terrorismo e crime organizado”.

O ministro turco alertou que as imagens do ataque não devem ser divulgadas nas redes sociais e que está a ser aberta uma investigação judicial contra quem realizar publicações do atentado.

Vários jornalistas turcos divulgaram na rede social X (antigo Twitter) vídeos do incidente supostamente gravados por câmaras de segurança. Nas imagens, é possível observar uma carrinha ligeira a parar diante do Ministério do Interior turco. Dois homens saem do veículo, um dos atacantes coloca-se em posição de disparar diante do carro quando se ouve uma grande explosão.

Segundo o jornal turco Sabah, o carro já foi identificado e pertence a um veterinário da província de Kayseri, cerca de 300 quilómetros a sudeste de Ancara.

“Os terroristas nunca alcançarão os seus objetivos”, disse este domingo o Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, ao parlamento, poucas horas depois do ataque.

“Os vilões que ameaçam a paz e a segurança dos cidadãos não alcançaram os seus objetivos e nunca os alcançarão”, acrescentou ainda Erdogan.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.