Ainda não terminaram as ajudas à TAP, que vai receber mais 450 milhões dos portugueses

Ainda não terminaram as ajudas à TAP, que vai receber mais 450 milhões dos portugueses
| País
Porto Canal

A TAP terá sido beneficiada em 447 milhões de euros de ativos por impostos diferidos, está a avançar a SIC Notícias. Ou seja, a TAP está isenta de pagar impostos sobre lucros até perfazer este montante de isenções. A “regalia” terá sido criada como bónus para tornar a empresa aérea portuguesa mais atrativa a futuros compradores.

Com este valor adicional, o bolo total de ajudas dos contribuintes à TAP ascende aos 3.650 milhões de euros.

O Governo anunciou esta quinta-feira a intenção de alienar pelo menos 51% do capital da TAP, reservando até 5% aos trabalhadores, adiantou o ministro das Finanças, Fernando Medina, no final do Conselho de Ministros.

"Esta é a percentagem mínima" da alienação, destacou.

O governante, que deu conta da aprovação de um diploma neste sentido, indicou que o executivo procura um "investidor de escala" no setor aéreo no contexto da reprivatização da TAP, que voltou à esfera do Estado durante a pandemia.

Na semana passada, no parlamento, o primeiro-ministro, António Costa, colocou a hipótese, entre diferentes cenários, de se privatizar a totalidade do capital da TAP, apesar de indicar que o montante ainda não tinha sido definido e que irá depender do parceiro escolhido.

+ notícias: País

PSP identifica os métodos de burla por telefone mais utilizados para enganar a população

Os nove métodos mais utilizados de burla por telefone foram identificados pela PSP em comunicado, alertando a população para a ocorrência deste tipo de crime.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.