Ainda não terminaram as ajudas à TAP, que vai receber mais 450 milhões dos portugueses
Porto Canal
A TAP terá sido beneficiada em 447 milhões de euros de ativos por impostos diferidos, está a avançar a SIC Notícias. Ou seja, a TAP está isenta de pagar impostos sobre lucros até perfazer este montante de isenções. A “regalia” terá sido criada como bónus para tornar a empresa aérea portuguesa mais atrativa a futuros compradores.
Com este valor adicional, o bolo total de ajudas dos contribuintes à TAP ascende aos 3.650 milhões de euros.
O Governo anunciou esta quinta-feira a intenção de alienar pelo menos 51% do capital da TAP, reservando até 5% aos trabalhadores, adiantou o ministro das Finanças, Fernando Medina, no final do Conselho de Ministros.
"Esta é a percentagem mínima" da alienação, destacou.
O governante, que deu conta da aprovação de um diploma neste sentido, indicou que o executivo procura um "investidor de escala" no setor aéreo no contexto da reprivatização da TAP, que voltou à esfera do Estado durante a pandemia.
Na semana passada, no parlamento, o primeiro-ministro, António Costa, colocou a hipótese, entre diferentes cenários, de se privatizar a totalidade do capital da TAP, apesar de indicar que o montante ainda não tinha sido definido e que irá depender do parceiro escolhido.