Tribunal Superior Eleitoral do Brasil confirma inelegibilidade de Bolsonaro por "abuso de poder político"

Tribunal Superior Eleitoral do Brasil confirma inelegibilidade de Bolsonaro por "abuso de poder político"
| Mundo
Porto Canal / Agências

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitou na quinta-feira um recurso de Jair Bolsonaro e confirmou a inelegibilidade do antigo Presidente brasileiro durante oito anos, por "abuso de poder político".

Os sete juízes confirmaram uma decisão prévia do TSE, de 30 de junho, de desqualificar o ex-governante a uma possível candidatura às eleições presidenciais de 2026, por "abuso de poder político" e "uso indevido dos meios de comunicação social".

Os juízes tinham até quinta-feira para publicar a decisão no 'site' do TSE.

O ex-chefe de Estado (2019-2022) qualificou a decisão como uma "facada nas costas" e prometera anteriormente recorrer junto dos 11 juízes do Supremo Tribunal Federal (STF), o mais alto tribunal do país.

Bolsonaro foi punido pelos ataques sem provas à alegada falta de fiabilidade das urnas eletrónicas, três meses antes das eleições presidenciais que Luiz Inácio Lula da Silva venceu.

Numa reunião em Brasília com embaixadores, a 18 de julho de 2022, Bolsonaro deu informações erradas sobre a votação eletrónica e sugeriu que o exército deveria intervir se o sistema falhasse.

O TSE ainda está a analisar outros 15 processos a envolver Jair Bolsonaro, que é também alvo de cinco inquéritos no STF que podem resultar em penas de prisão.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.