Cobrança de portagens e extensão mal planeada não "atrai" trânsito para a CREP, considera Moreira

| Porto
Henrique Ferreira e Ana Francisca Gomes

Para o presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, o desenho estratégico da Circular Regional Exterior do Porto (CREP), também conhecida por A41, foi “mal planeado” e a cobrança de portagens faz com que esta autoestrada não alivie o trânsito da VCI.

“Porque é que eu hei de ir por lá [CREP] se tenho que fazer mais quilómetros e ainda tenho que pagar portagem?”, questionou o autarca em entrevista exclusiva ao Porto Canal.

A construção da Circular Regional Exterior do Porto (CREP) estabelece uma ligação direta, por autoestrado, entre o nó de Espinho da A29, a sul do Douro, com o nó de Perafita da A28, em Matosinhos, e está concessionada em regime de SCUT. Esta estrada foi pensada para absorver muito do trânsito de passagem em direção ao Norte e a Este, sem que precisasse entrar na Via de Cintura Interna (VCI).

Inaugurada há já 12 anos, a verdade é que a CREP é pouco utilizada, em contraste com o trânsito cada vez mais intenso da VCI.

Para Rui Moreira, é por a CREP ser “demasiado excêntrica” que não consegue gerar trânsito. “Como ela implica muitos quilómetros, ela acaba por ligar pontos muito distantes, tem pouca capilaridade e não é, de facto, muito atraente”.

O autarca nega que esta falta de atratividade desta alternativa à VCI esteja relacionada com falta de entendimento entre municípios, e justifica com o desenho estratégico da estrada, que diz ter sido “mal planeado”, e ainda com a cobrança de portagens.

+ notícias: Porto

Estudo da Universidade do Porto destaca que áreas verdes da cidade “diminuíram drasticamente”

Um estudo da Universidade do Porto (UP) sobre a área verde da própria cidade concluiu que, entre 1947 e 2019, o Porto perdeu 420,03 hectares de árvores e arbustos. Citado pelo jornal Público, os investigadores ficaram surpreendidos pela dimensão da perda: “O Porto era muito rural e estávamos à espera de uma diminuição da área verde, mas não que fosse tão drástico.”

UNIR liga os motores: Marco Martins é o primeiro utilizador da nova rede de autocarros do Grande Porto

O presidente da Câmara Municipal de Gondomar foi o primeiro “viajante” da UNIR, a nova rede de autocarros da Área Metropolitana do Porto (AMP). O novo sistema de transportes do Grande Porto arrancou esta sexta-feira, 1 de dezembro, com 439 linhas a ligar 17 municípios.

Há novo plano de recuperação da fachada do Shopping Brasília do Porto

O histórico Shopping Center Brasília, no coração da Boavista, no Porto, está num prolongado processo de renovação. Segundo avança o Jornal de Notícias, a administração de um dos centros comerciais mais antigos do país está a preparar uma série de intervenções na fachada do edíficio, mas que apenas vão avançar no final da atual fase de modernização da infraestrutura-base.