Vai haver um elevador a ligar o Palácio de Cristal à Restauração no Porto

Vai haver um elevador a ligar o Palácio de Cristal à Restauração no Porto
Foto: CMPorto | GOPorto
| Porto
Ana Francisca Gomes

Em 2026, os jardins do Palácio de Cristal vão passar a ter um elevador para a Rua da Restauração, que liga o Jardim da Cordoaria à marginal do Porto.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

“A construção de uma estrutura, que incluirá um elevador, vai unir os dois espaços da cidade, situados em cotas adjacentes, mas separados por um declive acentuado”, informou a autarquia portuense num comunicado enviado às redações.

O concurso público para a empreitada foi lançado no passado dia 9 de janeiro pela empresa municipal Go Porto e tem um valor base de mais de 2,2 milhões de euros. As propostas podem ser submetidas até 22 de fevereiro e o prazo estimado de execução da obra é de um ano, o que significa que a nova estrutura só estará funcional em 2026.

“Esta nova ligação entre o Palácio de Cristal e a Rua da Restauração reforça a estratégia do município de promover a pedonalização e a humanização do espaço público no centro histórico da cidade, fomentando a inclusão, o desenvolvimento e a valorização cultural”, indicou a empresa.

Esta estrutura é já a segunda obra de um projeto municipal denominado “Ligações Mecanizadas | Percursos Pedonais” que tem como objetivo “melhorar o acesso da população e dos visitantes a espaços de grande relevância”.

Rolam, mas pouco

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)


A primeira obra foi a da instalação de escadas rolantes na zona histórica de Miragaia, que originou algumas queixas dos moradores, como noticiou o Porto Canal há cerca de um ano. À data, os portuenses ouvidos afirmavam que, apesar de úteis, as escadas fazem muito barulho e são alvos de constantes avarias.

Desde a zona da Alfândega até ao cimo do Monte dos Judeus, as escadas rolantes finalizadas em 2020 servem, sobretudo, os turistas que por ali passam, até porque “moradores já há poucos”, dizia Sandra Coutinho, uma das moradoras que se queixa das avarias constantes do equipamento.

“Isto está sempre avariado. Sempre, sempre, sempre”, queixava-se outra moradora, apesar de salientar a importância da obra, sobretudo na ajuda que dá, quando vai às compras.

No entanto, Marília Cardoso lamentava que haja “um senhor ao cimo das escadas” que as desliga de tarde, “quando a esposa está a dormir”.

O grande problema, contava à época, é que sempre que as escadas são desligadas, é necessária a deslocação de um técnico para que o equipamento volte a funcionar. Este transtorno, aliado às sucessivas avarias, faz com que as escadas do Monte dos Judeus parem de rolar várias vezes por semana.

+ notícias: Porto

Biblioteca Almeida Garrett do Porto com Casa Forte em 2026 de 500 mil euros

A Biblioteca Municipal Almeida Garrett, no Porto, vai ganhar este ano uma "nova Casa Forte" para guardar os tesouros documentais da cidade, uma obra orçada em meio milhão de euros, avançou o vereador da Cultura da autarquia.

Antigo Abrigo dos Pequeninos reabre como Reservas do Museu do Porto após anos encerrado

O antigo Abrigo dos Pequeninos, encerrado desde 2013, reabriu esta quarta-feira como um espaço que servirá as Reservas do Museu do Porto e vai acolher 65 mil peças do acervo da cidade e ter espaços dedicados a conservação e restauro.

PM garante que edifício da Livraria Lello no Porto vai ser Monumento Nacional

O primeiro-ministro garantiu, esta terça-feira, que “será definitivamente assumido” em “letra de lei” a reclassificação do edifício da Livraria Lello, no Porto, como Monumento Nacional e que o Governo “tem já em circulação legislativa” o diploma para o efeito.